terça-feira, 21 de janeiro de 2014

A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO DIA A DIA DA ESCOLA


A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO DIA A DIA DA ESCOLA
 
 

             “Estamos diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).

    “A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”


    Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.

             Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.

         De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”.
 
 O mapa será visualizado na página web:http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJKZM4MS-189J9Y7-K9&partName=htmltext.

 

 

Figura 1 - Mapa Conceitual sobre Tecnologias na Educação
Fonte: Arquivo Pessoal

REFERÊNCIAS:

overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma...
DUTRA, Ítalo Modesto. FAGUNDES, Léa da Cruz. CAÑAS, Alberto J. Uma proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma construtivista da formação de professores a distância. Disponível em http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/criacao/mapas_prof.pdf Acesso em 16/01/2014 às 11:24 horas.
MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus. 19ª Edição, 2011.
MOREIRA, Marco Antônio. Mapas conceituais e aprendizagem significativa. Porto Alegre, RS. 2012. Disponível em http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf Acesso em 21/01/2014 às 21:45 horas.

ROSSI, Sueli. Objetos de aprendizagem Matemática. Disponível em http://suelirossi.wordpress.com/objetos-de-aprendizagem/ Acesso em 21/01/2014 às 22:18 horas.
 
Componentes:
 
Andréia Cavalheiro Félix
Daniel Escouto Pereira
Luciano Iganci Macedo
Otacílo Schneid
Ronei Luiz Rutz

 




3 comentários:

  1. Novas metodologias de ensino estão sendo estudas a cada dia. No nosso caso,
    Os programas de educação a distância as tecnologias suplementam e substituem as instruções ao vivo, face a face. As tecnologias facilitam a transmissão de instruções. Embora muitas pessoas percebam que o uso das tecnologias seja implicitamente inovador, o uso da tecnologia na aprendizagem a distância tem repetido os mais ineficazes métodos de instrução ao vivo. As tecnologias devem preferencialmente ser usadas para propor aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos, juntando-se aos alunos e professores para tornar o ensino/aprendizagem mais completa.

    Comentario de Elisane Strelow

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O professor pode utilizar vários recursos didáticos para proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos. Os vídeos, objetos de aprendizagem e jogos, são alguns exemplos que podem ser uma boa opção para a aprendizagem. Porém, é necessário que se tenha claro qual o objetivo e qual a finalidade da utilização de cada recurso.

      Excluir
  2. Cada vez mais o professor precisa estar atento as constantes inovações tecnológicas, pois só assim poderá proporcionar as seus alunos um crescimento na sua aprendizagem, assim como a escola terá que buscar meios para conseguir acompanhar essas mudanças.

    ResponderExcluir