A TECNOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO DIA A DIA DA ESCOLA
“Estamos
diante de uma bela demonstração de que a modernização da educação é séria
demais para ser tratada somente por técnicos. É um caminho interdisciplinar e a
aliança da tecnologia com o humanismo é indispensável para criar uma real
transformação. (...) Em síntese, só terá sentido a incorporação de tecnologia
na educação como na escola, se forem mantidos os princípios universais que
regem a busca do processo de humanização, característico caminho feito pelo
homem até então”. (RENATO, Eduardo José. Informática e educação, 1997,05).
“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”. O mapa será visualizado na página web:http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJKZM4MS-189J9Y7-K9&partName=htmltext.
“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.”
Entendidas por especialistas e educadores como ferramentas essenciais e indispensáveis na era da comunicação, as novas tecnologias ganham espaço efetivo nas salas de aula. Computadores ligados à internet, software de criação de sites, televisão a cabo, sistema de rádio e jogos eletrônicos. Estas são algumas das possibilidades existentes e que podem ser aproveitadas no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado.
Entretanto, apesar de muitas escolas possuírem estas tecnologias, as mesmas não são utilizadas como deveriam, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Existem, segundo estudos recentes, professores e escolas que não conseguem interligar estes instrumentos às atividades regulares.
De acordo com o pedagogo Arnaud Soares de Lima Júnior, “o acesso às redes digitais de comunicação e informação é importante para o funcionamento e o desenvolvimento de qualquer instituição social, especialmente para a educação que lida diretamente com a formação humana”. O mapa será visualizado na página web:http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJKZM4MS-189J9Y7-K9&partName=htmltext.
Figura 1 - Mapa Conceitual sobre Tecnologias na Educação
Fonte: Arquivo Pessoal
REFERÊNCIAS:
overmundo.com.br/overblog/educacao-e-tecnologia-uma...
DUTRA,
Ítalo Modesto. FAGUNDES, Léa da Cruz. CAÑAS, Alberto J. Uma
proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma
construtivista da formação de professores a distância.
Disponível em
http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/criacao/mapas_prof.pdf
Acesso em 16/01/2014 às 11:24 horas.
MORAN,
José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas
tecnologias e mediação pedagógica.
Campinas, SP: Papirus. 19ª Edição, 2011.
MOREIRA,
Marco Antônio. Mapas
conceituais e aprendizagem significativa.
Porto Alegre, RS. 2012. Disponível em
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
Acesso em 21/01/2014 às 21:45 horas.
ROSSI, Sueli. Objetos de aprendizagem Matemática. Disponível em http://suelirossi.wordpress.com/objetos-de-aprendizagem/ Acesso em 21/01/2014 às 22:18 horas.
ROSSI, Sueli. Objetos de aprendizagem Matemática. Disponível em http://suelirossi.wordpress.com/objetos-de-aprendizagem/ Acesso em 21/01/2014 às 22:18 horas.
Componentes:
Andréia Cavalheiro Félix
Daniel Escouto Pereira
Luciano Iganci Macedo
Otacílo Schneid
Ronei Luiz Rutz
Novas metodologias de ensino estão sendo estudas a cada dia. No nosso caso,
ResponderExcluirOs programas de educação a distância as tecnologias suplementam e substituem as instruções ao vivo, face a face. As tecnologias facilitam a transmissão de instruções. Embora muitas pessoas percebam que o uso das tecnologias seja implicitamente inovador, o uso da tecnologia na aprendizagem a distância tem repetido os mais ineficazes métodos de instrução ao vivo. As tecnologias devem preferencialmente ser usadas para propor aos estudantes a oportunidade de interagir e trabalhar juntos em problemas e projetos significativos, juntando-se aos alunos e professores para tornar o ensino/aprendizagem mais completa.
Comentario de Elisane Strelow
ResponderExcluir
O professor pode utilizar vários recursos didáticos para proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos. Os vídeos, objetos de aprendizagem e jogos, são alguns exemplos que podem ser uma boa opção para a aprendizagem. Porém, é necessário que se tenha claro qual o objetivo e qual a finalidade da utilização de cada recurso.
ExcluirCada vez mais o professor precisa estar atento as constantes inovações tecnológicas, pois só assim poderá proporcionar as seus alunos um crescimento na sua aprendizagem, assim como a escola terá que buscar meios para conseguir acompanhar essas mudanças.
ResponderExcluir