quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

As tecnologias na educação


Vivemos em uma sociedade onde a tecnologia esta presente em praticamente tudo.e não poderia ser diferente na sala de aula. Procuramos destacar neste mapa conceitual um pouco da história das tecnologias.

O mapa conceitual pode ser visualizado no link:

http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJNTKBPX-SD307H-3V7K&partName=htmltext




Componentes do Grupo:
Carlos F. Meyer
Elisane Strelow
Girle kohn
Mariana Padilha Oreste
Tamires Holz Gerhke

Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel

5 comentários:

  1. Acredito que com a utilização de novos métodos e de atividades diferenciadas, como levar para dentro da sala de aula temas inovadoras e recursos atuais como as novas tecnologias, é ma ótima ferramenta para melhorarmos processo de ensino e aprendizagem. Devemos transformar nossas aulas em ambientes agradáveis e instigadores, onde os alunos se sintam motivados a pesquisar e aprender.
    Comentado por Mariana Oreste

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. (Comentário de Otacilio)
    A relação das TICs na educação vem enfrentando um processo desafiador para os educadores, pois a mídia e suas ferramentas invadiram as salas de aula, causando uma desestabilização aos professores, que necessitam cada vez mais de inovação em suas atividades para que tornem o processo de aprendizagem mais instigante e criativo.
    O professor deve se adequar às novas tecnologias, pois estas são inevitáveis a nossa vida e precisamos usa-la de uma ou de outra forma. O que os educadores necessitam ter clareza em seu trabalho é como podemos utilizar a mídia com segurança em nossa prática docente.
    Precisamos desmistificar a idéia de que “educação é um processo coletivo que se dá em determinado espaço, uma instituição chamada escola”.
    Educação acontece em todos os lugares, no coletivo ou isolada, com o desenvolvimento da modalidade de EAD, isto ficou ainda mais claro, pois existe diálogo permanente, troca de experiências, debates, questões, dúvidas, contribuição conhecimento e acima de tudo renovação de conhecimentos.


    ResponderExcluir
  4. (comentário de RONEI)
    É possível pensar que com o uso de TICs, as capacidades de comunicação por parte de quem tem que criar, transmitir e compartilhar conhecimentos com mais intensidade e visibilidade se tornam mais produtivas e significativas, causando mais abertura e diálogo à pratica docente, motivando a atraindo o educando a desempenhar o papel de questionador e inovador de seus conhecimentos. A ação educativa enquanto sujeitos sociais, culturais e sujeitos da praticas, de pensamentos e de valores culturais e de identidades diversas precisa avançar rumo às tecnologias para servir de suporte para “o ato de ensinar”, nós professores precisamos surpreender a nós mesmos e tornarmos a vida escolar mais alegre e atuante na sociedade. As mudanças metodológicas devem servir de estratégias para favorecer a humanização e emancipação dos alunos e da comunidade de forma alternativa e interativa com o uso de tecnologias de modos diversificados o qual oportunize a sociedade a conhecer e conviver com o novo que se instala no mundo a cada momento. O ato de educar requer cada vez mais acesso a informações e conhecimentos para desenvolver um cidadão autônomo, participativo, justo e com responsabilidade social. Se pensarmos o mundo escolar, as organizações de ensino e a sala de aula, houve uma invasão de tecnologias evidentemente que aconteceu uma transformação nos processos de aprendizagem, os quais passaram a ser mediados diretos ou indiretamente por tecnologias de informação e comunicação (TICs). Essas mudanças propiciam o crescimento as práticas pedagógicas e a suas metodologias, o que torna possível à realização de cursos e experiências de aprendizagem à distância. A utilização das tecnologias direcionadas as atividades de aprendizagem apresentam um auxilio produtivo se direcionarmos a reflexão sobre relações de mudança cultural e social. Educar e aprender talvez sejam mais do que transmitir e receber informação: é mediar informação e conhecimentos.
    No papel de educador, sinto a necessidade de gerenciar melhor o uso das tecnologias de acordo com os processos de metodologias e conhecimentos, pois destacam o professor em seu potencial agente de liderança do processo de desenvolvimento da educação e da aprendizagem mediados por tecnologias da informação e comunicação.

    ResponderExcluir
  5. Também concordo com a colega Mari, na verdade a geometria deveria ser muito melhor trabalhada desde o jardim de infância e vir crescendo o conteúdo com o passar dos anos, não de maneira corrida ou como eu que nem tive geometria.Andréia Silveira

    ResponderExcluir