As tecnologias estão presentes em todos os setores da sociedade, nos supermercados, nas redes bancárias, em nossas casas, tanto para o trabalho quanto para o lazer. Logo elas não podem estar distantes do ambiente escolar, já que a utilização das
tecnologias tem a capacidade de tornar os processos de educação
mais eficazes. Mas, para isso é preciso preparar o professor para a
utilização das tecnologias. Moran, Masetto e Behrens (2011, p.63)
declaram que “ensinar com novas mídias será uma revolução se
mudarmos simultaneamente os paradigmas convencionais de ensino, que
mantêm distantes professores e alunos. Caso contrário,
conseguiremos dar um verniz de modernidade, sem mexer no essencial.”
Como tarefa da 4ª postagem do Blog do Eixo Geometrias Tratamento Analítico foi proposta a criação conjunta de um mapa conceitual sobre o tema. Nosso mapa encontra-se no endereço http://www.ufpel.edu.br:8001/servlet/SBReadResourceServlet?rid=1MJFMYVMZ-11WWN39-PJ&partName=htmltext e na Figura 1. Partiu-se do tema Tecnologias na Educação e buscou-se apresentar conceitos inerentes ao tema, como suas contribuições e características. Moreira (2012, p.2) afirma que "O importante é que o mapa seja um instrumento capaz de evidenciar significados atribuídos a conceitos e relações entre conceitos no contexto de um corpo de conhecimentos, de uma disciplina, de uma matéria de ensino".
Cabe ressaltar que um mapa conceitual pode sempre ser aprimorado, como novos conceitos e entendimentos, como esclarecem Dutra, Fagundes e Cañas (s/d, p.3) "Ora, se um mapa conceitual é, a priori, uma representação, precisamos conferir-lhe um caráter de incompletude, algo em processo de mudança. Isso fica ainda mais evidente se estamos tratando de usá-lo para acompanhar processos de construção de conceitos.
Figura 1 - Mapa Conceitual sobre Tecnologias na Educação
Fonte: Arquivo Pessoal
Cabe ressaltar que um mapa conceitual pode sempre ser aprimorado, como novos conceitos e entendimentos, como esclarecem Dutra, Fagundes e Cañas (s/d, p.3) "Ora, se um mapa conceitual é, a priori, uma representação, precisamos conferir-lhe um caráter de incompletude, algo em processo de mudança. Isso fica ainda mais evidente se estamos tratando de usá-lo para acompanhar processos de construção de conceitos.
Em nosso mapa conceitual buscamos exemplificar objetos virtuais de aprendizagem (OVA), que são unidades de aprendizagem independentes e com conteúdo próprio que facilitam a construção do conhecimento. Destacamos o blog de Sueli Rossi que apresenta inúmeros exemplos de OVA para o ensino da matemática.
Referências:
DUTRA,
Ítalo Modesto. FAGUNDES, Léa da Cruz. CAÑAS, Alberto J. Uma
proposta de uso dos mapas conceituais para um paradigma
construtivista da formação de professores a distância.
Disponível em
http://www.nuted.ufrgs.br/oficinas/criacao/mapas_prof.pdf
Acesso em 16/01/2014 às 04:24 horas.
MORAN,
José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas
tecnologias e mediação pedagógica.
Campinas, SP: Papirus. 19ª Edição, 2011.
MOREIRA,
Marco Antônio. Mapas
conceituais e aprendizagem significativa.
Porto Alegre, RS. 2012. Disponível em
http://www.if.ufrgs.br/~moreira/mapasport.pdf
Acesso em 16/01/2014 às 01:39 horas.
ROSSI, Sueli. Objetos de aprendizagem Matemática. Disponível em http://suelirossi.wordpress.com/objetos-de-aprendizagem/ Acesso em 20/01/2014 às 11:18 horas.
ROSSI, Sueli. Objetos de aprendizagem Matemática. Disponível em http://suelirossi.wordpress.com/objetos-de-aprendizagem/ Acesso em 20/01/2014 às 11:18 horas.
São Lourenço do Sul, 20 de janeiro de 2014.
Daniele Bracher
Inês C. N. Kruger
Leda K. Brodt
Loiva A. Rickes
Marta Seefeldt
Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática pela
Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Comentário de Geni.
ResponderExcluirMuito interessante o Mapa conceitual da postagem de vocês, que as tecnologias estão em todos os setores da sociedade e que a utilização das tecnologias tem a capacidade de tornar os processos de educação mais eficazes. Acredito que os recursos tecnológicos educacionais possibilitam o docente a buscar novos recursos para melhor compreensão dos conteúdos, pois cada vez que um novo conceito é assimilado, ele sofre um processo de interação, além de criar um ambiente favorável para uma aprendizagem significativa.