sábado, 26 de outubro de 2013

A inclusão do aluno surdo no ambiente escolar

       Primeiramente buscamos saber  em algumas escolas do município especificamente em escolas  localizadas na região central, próximas a sede do polo de São Lourenço do Sul, se havia algum aluno matriculado que tivesse algum tipo de deficiência auditiva, tendo como resposta que não havia nenhum registro de algum aluno que tivesse esta deficiência.
      E também não há nenhuma instituição que presta atendimento a estes alunos em são Lourenço do sul.
       Então fomos ate a escola de ensino fundamental Castro Alves, localizada na rua Tiradentes 127, no Bairro Santa Terezinha, onde fomos recebidos pela vice-diretora que nos deu a informação de que existe uma aluno matriculado no segundo ano ,com 10 anos de idade, que é deficiente auditivo, necessitando do uso de um aparelho auditivo, e ainda assim escuta pouco.
     A entrevistada que não quis ter o nome divulgado nos informou que a professora não tem instrução nenhuma em libras pra se comunicar (não sendo o caso da necessidade deste aluno, pois se comunica muito bem através de gestos).
     O poder publico nos auxilia dando a escola uma sala de recursos que conseguimos através de um sorteio, onde era sorteada uma a cada cinco escolas, mas em relação a especialização dos professores para melhor atender este aluno ou ate mesmo para melhor trabalhar nesta sala de recursos nada foi feito ate o momento.
                                                                
                                                                                           Figura 1 - fachada da escola Castro Alves
                                                                                                      26 de outubro de 2013
Componentes do grupo
 Carlos Fernando Meyer
 Elisane Strelow
 Girle Kohn
 Mariana Padilha Oreste
Tamires Holz Gehrke
 Acadêmicos do 6° semestre do curso de licenciatura em Matemática pela  universidade Federal de Pelotas -UFPEL

5 comentários:

  1. Olá Queridos...
    Por gentileza gostaria que vocês explicassem um pouco mais sobre este relato que vocês fizeram no trabalho sobre o sorteio para sala de recursos.
    Em relação a este aluno matriculado nesta escola como é a sua aprendizagem ?
    Vocês não acham que seria importante ele aprender a língua de sinais? Ter um Intérprete e um professor surdo será que não seria muito importante na formação deste aluno? Qual a visão da escola a respeito disso?

    Gostaria de lançar um desfio a vocês de procurarem um órgão competente da cidade de São Lourenço e fazer um levantamento geral de quantos alunos Surdos tem na rede municipal e estadual na cidade.
    É um dado muito importante e acrescentará muito em nossa discussão.
    Vocês podem procurar a Secretaria de Educação da cidade, caso eles não tenham este dado poderão orientar onde conseguir.

    Aguardo ansiosa retorno.
    Abraços
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir
  2. Olá professora...
    Em nova pesquisa que realizamos foi possível perceber que a sala de recursos não é adquirida pelas escolas através de sorteio, mas são oferecidas pelo MEC, conforme a necessidade, a SMECD solicita, há um período para cadastramento destas salas, no sistema do MEC.
    Existem hoje no município 12 salas de recursos, três são em escolas de Ed. Infantil.
    Quanto ao números de alunos surdos matriculados na rede municipal de ensino no Censo Escolar deste ano, estão cadastrados 7 alunos com
    Deficiência Auditiva.

    Abraços, Tamires

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,
    Sou tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa.
    Excelente vocês terem buscado mais informações sobre o atendimento dos alunos surdos no seu município.
    Gostaria que vocês se manifestassem a respeito da educação inclusiva para surdos e da educação especial para surdos?
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Acredito que a educação inclusiva é muito importante, porem acho que ainda necessitamos de muitas mudanças para a educação inclusiva alcançar o seu objetivo. Acho que as salas de recursos, são ótimas, porem acredito que todos os profissionais deveriam estar prontos para trabalhar com qualquer tipo de deficiência, coisa que não ocorre.
    Mariana P. Oreste

    ResponderExcluir
  5. concordo com voce colega Mariana! Mas a educação neste item deixa muito a desejar, nesta escola onde fizemos a pesquisa, existe a sala de recursos, porém é pouco utilizada por não ter professores habilitados a trabalhar com este aluno! Então para não ficar sem seu estudo, acaba sendo tratado como os demais alunos, sem nenhuma ajuda especial, mesmo tendo todos os recursos disponiveis para isto!
    (comentario de Elisane Strelow)

    ResponderExcluir