sábado, 26 de outubro de 2013

Inclusão do Aluno Surdo nas Escolas


    Aqui em São Lourenço temos alunos surdos incluídos nas escolas regulares. Não existe nenhuma escola específica para surdos, somente na cidade de Pelotas. Não temos conhecimento de outra instituição que realize atendimento para surdos. Existem duas salas de recursos da rede municipal que prestam o atendimento educacional especializado para alunos surdos da rede municipal.

    Na Escola Estadual de Ensino Fundamental Vicente Di Tolla estudam dois alunos com deficiência auditiva, eles utilizam aparelhos e estão desenvolvendo a oralização. Os alunos não sabem e não utilizam LIBRAS. A escola não possui o tradutor/intérprete de LIBRAS e as professoras trabalham através da oralização. Há uma professora que sabe LIBRAS, a qual futuramente atuará na sala de recursos da escola.
 
Figura 1 - Visita à Escola

“Procuramos dar atenção individual a esses alunos na sala de aula realizando atividades adaptadas de acordo com o nível de aprendizagem de cada um.”
 
Figura 2 - Fachada da E.E.E.F. Vicente Di Tolla
 
    O poder público ainda deixa muito a desejar quanto ao apoio a alunos surdos, pois não dispõe de intérpretes nas escolas e também não proporcionam cursos gratuitos de LIBRAS. Os professores não estão preparados para trabalhar com esses alunos, por isso deveriam ser disponibilizadas formações para estes profissionais sobre o tema e a língua brasileira de sinais.

Componentes do Grupo:
Geni Ricardo
Inajara Dietrich
Luciane Hax
Silvana Leite Armesto
 

7 comentários:

  1. Olá Queridas alunas!!!
    Parabéns pelas postagens de vocês e elaboração do trabalho.
    Em relação aos alunos relatado no trabalho de você como é a aprendizagem destes alunos na escola?
    Que idade estes alunos tem?
    Conforme o relato de vocês as professoras trabalham oralizando com eles, mas eles se comunicam através da fala? Ou com gestos?
    Vocês não acham que seria importante eles aprenderem a língua de sinais?
    Qual a visão da escola em relação a esta aprendizagem?
    Gostaria de discutir com vocês estas questões.
    Aguardo o retorno.
    Abraços,
    Tutora Gabriani

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    1. Olá Gabriani!
      Os alunos mencionados são do 2º ano e 3º ano. Eles se comunicam através da fala, pois eles utilizam aparelhos auditivos. Acreditamos sim que seria importantíssimo eles aprenderem LIBRAS, e fomos informadas que a escola já possui uma professora especializada que somente está esperando terem a sala de recursos para ela começar a atuar.
      Abraços!
      Silvana

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  2. Olá Flávio,
    Que bom a escola já esta se organizando para melhorar o atendimento a estes alunos. Gostaria de disuctir com você se o etendimento desta professora precisa estar restrito somente a sala de recurso?Ou será que ela pode estar presente em outros lugares da escola e já estar fazendo uma socialização com estes alunos?
    O que acha?
    Abraços,
    Tutora Gabriani

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    1. (Comentário de Silvana)
      Oi tutora Gabriani, só para esclarecer, o comentário mais acima é meu (Silvana), e não do tutor Flávio. Fica o nome dele porque entro com o login e senha dele, ok?
      Abraços!
      Silvana

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  3. (Comentário de Luciane Hax)
    Acreditamos que o atendimento não deva ser restrito somente a sala de recurso, embora que uma sala de recurso verdadeiramente estruturada composta por professores qualificados nessa área podem beneficiar bem mais esses alunos com deficiência auditiva.
    Como os professores devem sempre estar abertos a novas práticas pedagógicas, reformulando seu trabalho quando for necessário e quando as circunstâncias o exigirem, como é este caso, acreditamos que para a aprendizagem de alunos com deficiência auditiva a prática didática deve se usar de todo o tipo de referência que possa colaborar para o aprendizado dos conteúdos em estudo, como o uso de imagens visuais, o uso de mural de avisos e notícias, painel de gravuras, fotos sobre o tema da aula...

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  4. (comentário de Geni)
    Olá, tutora Gabriani.
    Pensamos que a professora deve estar presente em outros lugares da escola para fazer uma socialização com esses alunos, pois acreditamos que o professor é a pessoa capacitada para fazer a interação do aluno com deficiência auditiva com os demais, uma vez que o princípio fundamental da escola inclusiva é de ofertar as mesmas oportunidades a todos os alunos, independente das dificuldades e diferenças que possam existir.

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  5. Boa noite,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela apresentação da pesquisa e pelos comentários.
    O caminho que esta escola vem trilhando para qualificar a educação de surdos é fundamental. Acelerar este processo é compromisso de todos.
    Vocês como futuros educadores como estão pensando o exercício da educação inclusiva de alunos surdos no ensino regular? E na escola especial para surdos?
    Abraço

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