INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO EM SALA DE AULA
A professora entrevistada foi a Gladis, Orientadora e Vice-diretora
da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Marina Vargas, onde o
tema abordado foi a deficiência auditiva, sendo que nessa região há escolas, que
tem alunos surdos ,situando-se uma
menina nesta. Também existem instituições como a APAE que é uma escola
especial que atende vários tipos de deficiências. Pela entrevista, constatou-se
que a maioria das escolas ou
instituições estão despreparadas para tal atendimento específico em nossa
região/cidade, sem o conhecimento especifico para esse atendimento especial.
Como já foi dito tem-se uma aluna. E o tipo de surdez é
Deficiência Auditiva, porque através dos gestos, ela consegue entender o que
falam. Os alunos sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras, pois aprenderam
com uma professora da Sala de Recursos que está disponível para ensinar como
lidar com a Deficiência Auditiva e
também eles próprios pesquisam sobre o assunto e se ajudam. Nas aulas de Língua Portuguesa e
Matemática, há um tradutor/Intérprete
de Línguas Brasileira de Sinais - Libras. Há nessa instituição professores
que sabem a Língua Brasileira de Sinais – Libras, mas nem todos sabem lidar
com esse tipo de deficiência em sala de aula.
Com este levantamento o grupo analisou a situação da
inclusão do surdo nas escolas da região levando em consideração
questionamentos como: O poder público tem garantindo condições de acesso e
aprendizagem aos alunos surdos? Como a comunidade (família, escola, ONGs,
entidades religiosas) atua para amparar o surdo na região/cidade? Os
professores estão preparados para atender alunos surdos? Infelizmente o Poder Público, ainda anda
devagar em relação à Deficiência Auditiva, não se ouve falar muito em
garantias de condições de acesso e aprendizagem a esses alunos. Pouco se sabe
que em algumas escolas há Salas de Recursos, onde é disponibilizado um
intérprete, atuante em sala de aula no conteúdo de Língua Portuguesa e
Matemática. A família e a escola, procuram se ajudar em relação ao amparo aos
surdos na região/cidade, com muita dificuldade, quanto a ONGs e entidades
religiosas, não se ouve falar em atuação e amparo, a essas pessoas com
deficiência auditivas. Já os professores, nem todos têm preparo em trabalhar,
com adultos ou crianças com deficiência auditiva, muitos ainda não sabem
lidar, com essa situação de inclusão em sala de aula dita normal. É preciso
que o Poder Público, disponibilize em nossa região/cidade, um curso de LIBRAS,
para que nós professores e futuros professores, saibam lidar futuramente com
esses alunos em sala de aula. Falar de frente com o aluno com deficiência
auditiva melhora a capacidade de comunicação entre o professor e o aluno pois
facilita a leitura labial e se na escola tiver uma sala de recurso os dois
professores devem planejar juntos com base na expectativa de aprendizagem de
cada aluno. Para que essa articulação ocorra, é preciso tempo para planejar
conjuntamente. Porem é bastante comum a situação em que o professor da turma
e o da sala de recursos trabalham em períodos opostos para atender os alunos
no contra turno.
|
Foto da Turma do 4° ano da Escola
Adventista de Pelotas
https://pt-br.facebook.com/MinAdvDosSurdosPelotas/photos_albums
25
de Outubro de 2013.
Componentes:
Andréia Cavalheiro Félix
Daniel
Escouto Pereira
Luciano
Iganci Macedo
Otacílio Schneid
Ronei Luiz Bartz
Acadêmicas
do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela
Universidade Federal de Pelotas – UFPel
https://pt-br.facebook.com/MinAdvDosSurdosPelotas/photos_albums
Boa Tarde queridos alunos...,
ResponderExcluirGostaria de saber se esta escola que foi feita a pesquisa é a única escola da cidade de São Lourenço que tem alunos surdos?
E escola que aparece na foto é de São Lourenço?
Estas questões não ficaram claras na postagem.
Aguardo o retorno do grupo.
Abraços
Tutora a distância
Gabriani
Boa noite,
ResponderExcluirSou a tutora a distância de Libras – Rubia.
Assim como a tutora Gabriani gostaria de mais esclarecimentos sobre a pesquisa.
Aguardo interações do grupo,
Abraço