domingo, 3 de novembro de 2013

INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NAS SALAS DE AULA

INCLUSÃO DO DEFICIENTE AUDITIVO NAS SALAS DE AULA
            Trabalhamos na Escola Estadual de Ensino Fundamental Darcy Peixoto da Silveira – CIEP, Cristal e por isso, tendo conhecimento da clientela desta escola, constatamos que atualmente há a inclusão de três alunos com a respectiva deficiência:

Alana, estudante de 7º ano

Amauri, estudante de 6º ano

Leomar, estudante de 4º ano
            Leomar e Amauri usam aparelho auditivo e Alana, como teve perda parcial de audição, não necessita de aparelho.
            Nesta escola não há atendimento especializado para os casos. O aluno Leomar freqüenta a E. E. E. F. Francisco Luis, localizada no município vizinho, em duas manhãs, horário inverso de suas aulas de ensino regular.
            Estes alunos, apesar da deficiência não tiveram a oportunidade de aprender libras mas na verdade, não há necessidade porque Amauri e Leomar usam aparelho e Alana teve perda parcial da audição havendo a possibilidade de oralidade.
            Visto que os alunos têm apenas deficiência auditiva, a escola entende que não há necessidade de profissional Tradutor/Interprete de Língua Brasileira de Sinais – Libras.
            O Estado promoveu há alguns anos, a oportunidade de participar de um curso sobre libras mas os professores que participaram receberam apenas noções sem a devida capacitação para atuar na função.
            O Poder público Estadual auxilia as escolas dando equipamentos específicos para a sala de recursos mas deixa à desejar na promoção de cursos para todos os professores habilitando-os nesta área sabendo que em determinados anos estes alunos à medida que avançam também precisam de professores habilitados. Existem campanhas e propagandas sobre a Inclusão mas, infelizmente não preparam ou oferecem profissionais.
            O Poder público Municipal por sua vez, garante condições de acesso à instituições que promovem este tipo de atendimento, com transporte gratuito a todos até o município vizinho, Camaquã – APAE e E.E.E.F. Francisco Luis.
            A família e escola se ajudam em relação ao amparo aos surdos na região/cidade porém sem os devidos conhecimentos e sendo assim, consideramos importante se aos pais fossem oportunizados cursos de Libras para que a criança se sinta estimulada no processo de ensino aprendizagem desde os primeiros anos.


Componentes do Grupo:  Carmen Lúcia da Silva Meinert

                                             Eliza Waskow de Moraes

3 comentários:

  1. Boa noite,
    Sou a tutora a distância de Libras – Rubia.
    Parabéns pela realização da pesquisa.
    Gostaria de questiona-los, se na escola há algum projeto visando a difusão da Libras, caso haja no futuro algum aluno que necessite deste atendimento, ou até mesmo estes alunos que lá estudam queiram aprender?
    Abraço

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  2. Olá,
    Complementando a postagem da Tutora Rubia, gostaria que vocês meninas colocassem a visam de vocês quanto a este assunto ser desenvolvido nas escolas, mesmo não havendo alunos com atendimento individualizado. O que acham do desenvolvimento desta atividade de Libras para os alunos que tenham interesse em conhecer?
    Vamos discutir este assunto?
    Abraços
    Tutora Gabriani

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  3. Olá professoras, seria muito interessante se tivéssemos um professor de Libras na escola, pois tenho certeza que muitos alunos se interessariam em aprender, inclusive para nós que estamos cursando a faculdade seria de grande importância aprendermos mais para podermos ensinar futuramente.

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