A E.E.E.M Cruzeiro do Sul - primeira escola da área urbana de São Lourenço do Sul
A E.E.E.M Cruzeiro do Sul foi a primeira escola construída
na área urbana de São Lourenço do Sul . Fundada em 7 de abril de 1926, portanto
dentro do momento histórico "República", (1889 à 1930), chamava-se Grupo Escolar de São Lourenço.
Localizava-se
ao lado da Intendência Municipal e Brigada Militar, ocupando uma pequena parte
do prédio, com arquitetura simples. Foi construído com tijolos e argamassa, com
telhado característico do período e telhas de barro.
Nesta época, São Lourenço era uma vila e
tinha seu comércio fortalecido através da exportação dos produtos provenientes
da Colônia São Lourenço.
Neste ano de 1926, eram 112 os alunos matriculados. O
curso elementar era constituído das disciplinas de Português, Aritmética,
Geometria, Escrituração (mercantil e agropecuária), Geografia, História-Pátria,
Ciências, Desenho, Pintura, Solfejo, Trabalhos Manuais, Instrução Cívica e
Escotismo. A matrícula era gratuita e eram fornecidos os materiais escolares
para alunos pobres. Na época, segundo informações obtidas na entrevista, a
escolaridade para professores era o 5º
ano.
fonte: livro São
Lourenço do Sul - Radiografia de um municipio - das origens ao ano 2000. Edilberto Luiz Hammes.
Na década de 30 este prédio foi demolido para a construção do prédio da prefeitura (o da escadaria) e a escola passou a funcionar em um prédio alugado (1936), na esquina Marechal Deodoro e Tamandaré.
Em 1938, a Vila São Lourenço tornou-se cidade, com o crescimento do porto junto ao rio São Lourenço, pois o comércio era praticamente todo escoado por via aquática. Após, funcionou durante um curto espaço de tempo no prédio onde atualmente se localiza a sede do Pérola Tenis Clube.
Em maio de 1948, foi inaugurado o prédio próprio, nas palavras de Edilberdo Hammes: "lindíssimo e moderno prédio, com dois pisos e amplas salas", onde funciona até hoje.
Em 1947 foi escolhido o novo nome, através de uma enquete entre os professores do educandário, passando a chamar-se Grupo Escolar Cruzeiro do Sul.
prédio em 1978. Fonte: blog da escola
Em 30 de outubro de 1978 recebeu a denominação de Unidade Estadual de Ensino Cruzeiro do Sul. Atualmente a escola conta com 52 professores, 7 funcionárias, atendendo 1000 alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA- Ens. Médio.
Foto Atualmente. Fonte: blog da escola
Referências:
Blog da E.E.E.M. Cruzeiro do Sul - disponível em http://eeemcruzeirodosul.blogspot.com.br/. Acesso em 11 de novembro de 2013.
HAMMES, Edilberto Luiz. São Lourenço do Sul - Radiografia de um município - das origens ao ano 2000. Volume 2 - São Leopoldo: Studio Zeus, 2010.
Blog da E.E.E.M. Cruzeiro do Sul - disponível em http://eeemcruzeirodosul.blogspot.com.br/. Acesso em 11 de novembro de 2013.
HAMMES, Edilberto Luiz. São Lourenço do Sul - Radiografia de um município - das origens ao ano 2000. Volume 2 - São Leopoldo: Studio Zeus, 2010.
Componentes do Grupo:
Arlete Rodrigues
Marion Igansi Heiden
Luciano Bender
Andréia Silveira
Vitor Stallbaum
Acadêmicos do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Olá Queridos Alunos..
ResponderExcluirParabéns pela retrospectiva histórica que vocês fizeram deste importante prédio na cidade de São Lourenço do Sul, adorei conhecer um pouco mais a história da educação no município de vocês.
Gostaria que você comentassem o que mais foi importante ao realizar este trabalho para vocês.
Vamos tentar fazer um paralelo com a educação que acontecia nesta época histórica e a educação de hoje.
Gostaria que todos vocês coloquem seus posicionamentos para fazermos uma discussão importante sobre esse assunto.
Abraços...
Tutora Gabriani
(Comentário de Luciano Bender) Olá Gabriani. Gostei muito de fazer esta pesquisa e aprender mais sobre esta escola. Moro no interior do município, e não conhecia toda a história do "Grupo Escolar" como era conhecida esta escola em minha época de estudante (lá por 1985). Pelas disciplinas descritas no livro de Hammes, podemos ver que o ensino era bastante rígido, com ênfase na Matemática e valorização do civismo. Acredito que os professores da época também eram nesta linha rígida. Como não era obrigatório, só ia à escola que realmente queria estudar e, portanto, em minha opinião, o trabalho do professor era mais fácil, com menos indisciplina entre os alunos e muito mais autoridade para o professor.
ResponderExcluir(comentário de Arlete Rodrigues)
ResponderExcluirA realização desta pesquisa me fez refletir a respeito da evolução da educação brasileira, pois podemos recapitular um pouco da história da educação em nosso município e fazer reflexões a respeito da mesma, socializando com meu colega Luciano a respeito do seu comentário penso que assim como o mesmo colocou que antigamente o estudo não era obrigatório e só estudava quem tinha interesse e que isso facilitava o trabalho dos professores vemos que houve um imenso avanço na cultura da educação, pois, antes o estudo não era obrigatório ok, porém hoje em dia é massivo e visível o número de idosos analfabetos, nos dias atuais a educação é um direito e dever da criança e/ou adolescente, ou seja, esta criança acaba tendo a obrigação de frequentar uma escola ou por exigência dos pais ou por cumprimento de regras de programas sociais e pensando no lado positivo, com certeza futuramente teremos grande número de idosos alfabetizados o contrário de hoje certo? só para socializar também que, mesmo existindo muitos idosos analfabetos na sociedade também existem muitos idosos em busca de alfabetização isso significa que eles estão sentindo a falta de uma alfabetização e as nossas crianças de hoje futuramente serão idosos realizados educacionalmente podendo assim desfrutar de uma senilidade melhor sem ter que se preocupar com o "porque que eu não estudei?" como vimos muitos idosos se queixarem por ai.
(comentário de Vitor Stallbaum)
ResponderExcluirFoi muito interessante realizar esta pesquisa, pois descobri que as escolas tinham uma importância muito grande junto a comunidades e as pessoas desde cedo já tinham a visão de que era uma oportunidade muito boa para se destacarem em seu meio e também percebemos pela reportagem que os educadores tinham um papel fundamental no ensino por sua postura e sua disciplina.
Olá,
ResponderExcluirParabéns pelas reflexões feitas sobre os questionamentos, este é um dos objetivos de nossas "conversas", pensarmos nos pontos positivos e negativos da nossa educação.
Um grande ponto positivo que as escolas tem hoje é as classes de EJA, onde ofertam a descoberta do mundo através da alfabetização, como vocês relatam.
Nos relatos de vocês aparece a disciplina de Moral cívica que existia a anos anteriores em nossas escolas. Hoje na maioria dos educandários já não existe mais.
Qual a opinião de vocês sobre esta disciplina voltar ao currículo das escolas?
Abraços...
Tutora Gabriani
(comentário de Luciano Bender)
ResponderExcluirQuanto a volta da Ed. Moral e Cívica, considero positiva, porém não naquele formato de antigamente, mas mais ligado à cidadania, direitos e deveres, política, etc.
(comentário de Andréia Silveira)
ResponderExcluirOlá professora,
Acho muito importante a disciplina de moral e cívica inclusive ,estudei esta disciplina na escola Estadual, tinha muitas finalidades, dentre elas o despertar o sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, preocupação com a moral, na dedicação à família e à comunidade o preparo do cidadão na ação construtiva, visando o bem comum, acho que esta disciplina deveria voltar para reforçar os valores , a ética e a cidadania .
(comentário de Vitor Stallbaum)
ResponderExcluirConsidero a ideia muito interessante, pois é preciso trabalhar os valores cívicos e morais, com o objetivo de formar bons cidadãos.
(comentário de Marion Igansi Heiden)
ResponderExcluirAcho muito importante a disciplina de Educação Moral e Cívica. Ela tratava das questões relativas a sociedade, estimulando a reflexão do pensamento, voltados aos valores éticos e morais; e que hoje mais do que nunca deveria estar inserida no currículo escolar.