Histórico
da Escola
Fundada dentro do momento
histórico “República - 1889 à 1930”, em 7 de abril de 1926, na ocasião como Grupo
Escolar de São Lourenço do Sul, sendo em um prédio emprestado na época. Em 1947
foi escolhido o novo nome, através de uma enquete entre os professores do
educandário, passando a chamar-se Grupo Escolar Cruzeiro do Sul. Conforme
relatos, a Escola antigamente continha oito salas de aula e uma cozinha; a
cidade era deserta, com muitas árvores, prédios rústicos e poucas ruas. Em maio
de 1948, na gestão do Dr. Sylvio Júlio Centeno, então prefeito de São Lourenço
do Sul, foi inaugurado o prédio onde até hoje funciona.
Imagem 1: Grupo Escolar Cruzeiro do Sul. |
Imagem 2: Espaço físico da escola. |
Atualmente, sob direção
da professora Geni Holz Gehrke e vice-direção das professoras Maristela Hax
Saalfeld, Marisa Regina Milbrath Steimetz e Susani de Castro Pitano, a Escola
conta com 52 professores, 7 funcionárias, atendendo 1000 alunos do Ensino Fundamental,
Ensino Médio e EJA-Ensino Médio.
Imagem 3: A Escola
atualmente.
Dados
obtidos com a Secretaria Municipal de Educação:
Os primeiros registros de Escolas Municipais são
por volta dos anos 30, como por exemplo, a Escola Municipal de 1º Grau
Incompleto Carlos Timm – Campos Quevedos - 2º Distrito.
Inicialmente, eram professores leigos, que não
tinham Formação Específica, tinham alguma escolarização e "reproduziam"
o que sabiam. Muitas vezes as classes eram formadas nas Igrejas, para ensinar o
catecismo, nestes casos, não havia registro em Secretaria de Educação.
O Ensino na “Villa” de São Lourenço
A primeira referência real a uma escola organizada na
Vila de São Lourenço remonta ao ano de 1889, quando o professor Vicente di
Tolla, nascido na Itália, radicou-se na sede de nosso município fundando um
colégio particular. Foi nomeado professor público logo após o advento da República,
lecionando até 24 de novembro de 1915, quando faleceu. É considerado como o
primeiro professor público da Vila de São Lourenço embora possa ser essa uma
assertiva errônea.
O ensino nas escolas completava a rígida educação que já
vinha de casa. Com raríssimas exceções,
todos os atos praticados pelos professores, fossem físicos ou intelectuais,
tinham o apoio incondicional dos pais.
Além
de explicarem as matérias básicas do currículo, como aritmética (usando
cadernos com linhas quadriculadas), caligrafia (rigorosa, aprendida a lápis em
cadernos de linha dupla), ciências naturais e idiomas, quase sempre exigiam o
uso de uniformes e ensinavam as boas maneiras, o modo como teriam de se conduzir
durante o resto de suas vidas. Os
métodos usados eram severos, como a palmatória, a vara de marmelo e ajoelhar-se
sobre sementes de milho.
Blog da E.E.E.M. Cruzeiro do
Sul. Disponível em: <http://eeemcruzeirodosul.blogspot.com.br/>.
Acesso em 09 de novembro de 2013.
BUENO, Elaine. Entrevistada
como professora de História da E.E.E.M. Cruzeiro do Sul.
DIECKMANN, Jacqueline. Entrevistada representando a Secretaria Municipal de Educação de São Lourenço do Sul.
DIECKMANN, Jacqueline. Entrevistada representando a Secretaria Municipal de Educação de São Lourenço do Sul.
HAMMES, Edilberto Luiz. São
Lourenço do Sul: Radiografia de um Município-das origens ao ano 2000. Volume 2.
São Leopoldo: Studio Zeus, 2010.
SAALFELD, Maristela Hax.
Entrevistada representando a E.E.E.M. Cruzeiro do Sul.
Componentes do Grupo:
Geni Ricardo
Inajara Dietrich
Luciane Hax
Silvana Leite Armesto
Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Olá Queridas Alunas...
ResponderExcluirParabéns pelas colocações que foram feitras no trabalho histórico realizado pelo grupo de vocês.
Hoje esta escola relatada no trabalho de vocês é da rede estadual ou municipal?
Gostaria que vocês no grupo refletissem sobre o modelo de educação relatado no trabalho e o que temos hoje em nossas escolas, a partir desta reflexão façam postagens com as opiniões do grupo, para iniciarmos uma discussão sobre este assunto.
A escolha do nome desta escola tem um significado histórico?
Aguardo as postagens de vocês.
Abraços
Tutora Gabriani
(Comentário de Luciane Hax) – Olá Tutora Gabriani.
ExcluirHoje esta Escola é da rede estadual.
Sem dúvida há grandes diferenças na educação relatada naquela época com a educação de hoje em dia nas escolas, uma delas, é a mudança de comportamento dos alunos.
A sociedade mudou e acredito que sempre ocorrerão constantes transformações sociais. Acredito que essa expressiva diferença de comportamento dos alunos de hoje em relação há anos anteriores, se deve em especial a postura dos pais em relação à educação dentro de casa.
Na intenção de melhorar, os pais e a sociedade em geral tentaram mudar o que achavam errado e exagerado na educação.
Temos então, a consequência dessa mudança, o lado bom dessa mudança, onde podemos viver em uma sociedade mais livre, mais justa, onde as crianças também podem expor suas opiniões. Mas por outro lado, essa liberdade concedida, acaba muitas vezes passando dos limites, onde crianças e adolescentes sabem que existem leis que os protegem de tudo e acabam desrespeitando os professores em sala de aula.
(Comentário de Silvana)
ExcluirOlá tutora Gabriani!
Em uma conversa informal com um senhor de 98 anos, ele me relatou que na época em que ele estudava ele ia à cavalo para a escola (pois era muito longe), e não possuía caderno. Eles escreviam em um tipo de “lousa” com uma pedra e no final do dia era tudo apagado. Com este relato observo que as dificuldades eram muitas, mas mesmo assim eles tinham interesse e respeito pelos professores (que no início, nem formação tinham, eram as pessoas mais “sabidas” que passavam o seu conhecimento).
Hoje em dia nota-se que apesar de termos muita tecnologia, de as coisas serem bem mais fáceis do que antigamente, os valores morais foram se perdendo, acredito muito que isso se deva pela falta de estrutura de muitas famílias, e a liberdade que foi sendo concedida, parece que perdeu o controle. Na verdade, a maioria das pessoas não soube aproveitar estas mudanças de forma saudável, confundiram liberdade com “libertinagem”, e hoje em dia não temos mais professores respeitados simplesmente por serem admirados. É bastante triste a nossa realidade, embora tenha vários programas para melhorar a educação no nosso país, acredito que seja um assunto bem complexo e de extrema importância para ser abordado e ser dado a devida valorização para que tenhamos novamente um modelo parecido com o que já foi há tempos atrás, onde as pessoas respeitavam o seu próximo e não pensavam em só “levar vantagem” em tudo.
(Comentário de Geni)
ResponderExcluirOlá, tutora Gabriani.
Conforme argumentou a colega Luciane, o modelo da atual educação é muito diferente do modelo anterior, pois os professores daquela época eram respeitados e, como mostra a foto, os alunos precisavam ir de uniforme para a escola, que era um local de ordem e disciplina. Apesar de hoje haver muita mudança, a escola visa a construir comportamentos e pensamentos relacionados ao atual contexto, que busca a justiça, a humanização e a crítica social.
E, quanto ao nome da escola, segundo o Livro São Lourenço do Sul: Radiografia de um município, de autoria do Dr. Edilberto Luiz Hammes, quando o então ainda “Grupo Escolar de São Lourenço” estava em vias de ser mudado para o seu prédio novo, próprio e definitivo, consta ter sido realizado uma enquete pela então diretora Carmem Pesce Silva Al-Alam entre os professores, procurando um nome para a escola, quando foi definido – em 1947 - que haveria de ser “Cruzeiro do Sul”. Portanto, o nome da escola não tem significa histórico.