Sábado,16 de novembro de 2013.
E.E.E.F.DARCY PEIXOTO DA SILVEIRA-CIEP
A escola estadual de ensino fundamental Darcy Peixoto da Silveira-CIEP-localizada na cidade de Cristal-RS, foi construída no Governo de Alceu Collares, durante o governo municipal de Carlos Becker, em terreno doado por Jalder Vargas longaray.
Foi criada através do Decreto de criação n° 34462 de 14/09/1992 e passou a funcionar através do parecer de funcionamento n° 251 de 25/01/1994 D.O. 09/02/1994 e o Parecer de Denominação n° 1454 de 25/02/1994 D.O. 28/02/1994.
A biblioteca da escola leva o nome de Jalder Vargas Longaray.
A primeira diretora da escola foi a professora Ladir Neutzling.
Atende cerca de 560 alunos do curso regular de Ensino Fundamental e EJA-Educação de Jovens e Adultos- nos turnos da manhã,tarde e noite.
Equipe Diretiva Gestão 2013/2015.
Diretora: Áurea Maria Moraes Dorneles
Vice – diretora(turno da manhã): Carla Adriani Radunz Devantier.
Vice –diretora(turno da tarde): Maria de Fátima de Siqueira.
Vice –diretora(turno da noite): Claúdia Maria Peglow Ehlert.
Secretária: Juliana Corvello Lacerda.
Supervisão (turnos da manhã e da tarde): Geane Schranck oliveira.
Supervisão (turno da noite): Magda Francine Rios Peglow.
Diagnóstico da Realidade:
A escola estadual de ensino fundamental Darcy Peixoto da Silveira- CIEP, está inserida na comunidade cristalense de forma central, localizada na sede do município, rua lajeado, 786, atende uma clientela de 560 alunos de 1° ao 7° ano(ensino fundamental de 9 anos) e sétima e oitava séries(ensino fundamental de 8 anos) nos três turnos de funcionamento. O alunado é proveniente do centro da cidade, vilarejos e interior do município, a qual utilizam transporte escolar, devido o município não possuir linha de ônibus regular.A realidade da clientela é bastante diversificada e diferenciada no aspecto social, político, econômico e educacional, apresentando alunos com sérios problemas de aprendizagem, a alimentação e familiares, pois se originam de famílias desestruturadas com frequentes brigas e separações. Temos alunos de excelente nível de rendimento com princípios éticos, religiosos e familiares bem consolidados. Possuímos alunos que somente procuram a escola pela merenda escolar, pois muitas vezes é a única refeição que fazem durante o dia. No aspecto disciplinar, apresentamos dificuldades em reverter a agressividade, acreditamos que é somente através de um trabalho de prevenção junto à família, que conseguiremos conquistar alguns avanços nesta área.
Quanto à participação da comunidade, constatamos que existe uma residência e responsabilizar-se pelo seu filho, junto com a escola.Há verbas destinadas chegarem de forma pontual.Um dos problemas que encontramos é a falta de recursos humanos no que se refere aos setores, para o atendimento dos alunos e enriquecimento do conhecimento e aprendizagem como laboratório, vídeo, biblioteca, monitores para os recreios e entradas, setor pedagógico, secretária, banco do livro.
A escola deve ser limpa, organizada, dinâmica para atrair a sua clientela e, portanto é necessário recursos humanos que atendem as necessidades do recinto escolar.Também possuímos um índice elevado de alunos que evadem na EJA, mediante a necessidade de trabalhar para ajudar na renda familiar.Outro item preocupante é o alto índice de reprovação dos alunos que estudam no turno da manhã, provenientes de vilarejos pobres, e também por não alimentarem-se adequadamente.
O quadro de professores, às vezes, se encontra despreparado para trabalhar com as diferenças que existem na sala de aula(alunos com deficiência,surdos-mudos,agressivos,desequilibrados,com problemas neurológicos e alunos com excelentes rendimentos).Está em processo de criação a sala de recursos que terá um profissional especializado na área da educação especial para atender à todos os alunos que necessitam deste tipo de atendimento.
Referências Bibliográficas:
BLOG CIEP CRISTAL
Carmen Lúcia da Silva Meinert
Eliza waskow de Moraes
Olá Queridas alunas,
ResponderExcluirHoje a realidade de muitas escolas é muito difícil mas todos nós como educadores precisamos ter um olhar especial às situações mais difíceis, buscando junta as equipes das escolas soluções para os problemas ou amenizar a realidade de cada aluno.
Fica como sugestão a esta realidade motivar os alunos a participarem de projetos sociais, buscar a família para dentro da escola com projetos envolvendo-as, valorizar os alunos pelas suas conquistas entre outras atividades.
Esta é a única escola de Cristal?
Antes da implantação desta escola os moradores deta região estudavam onde?
Abraços,
Tutora Gabriani
Na região urbana do município há apenas escolas de rede estadual mas antes da implantação da E.E.E.F.Darcy Peixoto da Silveira, os moradores desta região estudavam na antiga E.M.E. F. Bento Gonçalves da Silva.
ExcluirNa zona rural há em Cristal, mais uma escola estadual e duas municipais que após a emancipação do município, foram construídas e ao passar dos anos estas escolas foram acrescidas de todas as escolas de ensino fundamental incompleto, sendo uma na região que pertencia à São Lourenço do Sul e outra na região entre Cristal e Canguçú, antes da emancipação.
Hoje, estas escolas são consideradas pólos de educação do município inclusive com transporte de modo que há vários alunos da zona urbana que estudam lá nestas escolas que se situam na zona rural.