sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Escola Jacob Rheingantz - as origens

Para iniciarmos as pesquisas sobre os prédios escolares de nossa cidade consultamos o livro "São Lourenço do Sul - Radiografia de um município - das origens ao ano 2000" de Edilberto Luiz Hammes, no 2º Volume da coleção há um capítulo destinado ao Ensino no município, no qual há o detalhamento dos grupos escolares e suas peculiaridades.
Segundo HAMMES (2010, p. 230):
A primeira escola particular de que se têm notícia foi construída na zona rural por um grupo de colonos (trinta e seis moradores do local) na Picada Moinhos, em 1862, ou seja, apenas quatro anos depois da chegada dos imigrantes pioneiros. O terreno foi doado por Jacob Rheingantz, cada colono contribuiu com 10$000 pró construção, a caixa de dinheiro era de responsabilidade do diretor da Colônia e havia uma comissão encarregada da obra. [...] Começou a funcionar a partir de março de 1863 e era obrigatória para crianças dos 7 aos 13 anos cujos pais pagavam 800 réis mensais ao professor, um colono escolhido para o cargo.
 
Como referenciado a primeira escola surgiu durante o período do Império, no ano de 1863 e para buscarmos maiores detalhes sobre a localização desta fomos até a localidade de Picada Moinhos (Figura 1), onde hoje existe a Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Rheingantz.
 
 

 Figura 1 - Placa no local que faz parte do roteiro do Caminho Pomerano
Fonte: Arquivo Pessoal
 
Lá fomos recepcionados pela professora Simone que nos informou que o prédio original da escola não mais existe, mas que o prédio anterior ao atual, onde residiu Jacob Rheingantz e onde as aulas foram ministradas antes de 1989 está com um projeto para abranger o Museu "Casa do Imigrante" (Figura 2).
 


 Figura 2 - Casa de Moradia de Jacob Rheingantz e mais tarde escola
Fonte: Arquivo Pessoal
 
No blog Retalhos do Rio Grande consta que a construção data em torno do ano de 1860 (Figura 3). E que para marcar o Sesquicentenário da Imigração Alemã e Pomerana, o local foi destinado a sede do Museu Casa do Imigrante em 2008, na Figura 4 a placa alusiva ao Sesquicentenário.
 

 Figura 3 - Atual Casa do Imigrante
Fonte: Arquivo Pessoal
 
 
 
  Figura 4 - Placa alusiva ao Sesquicentenário de Imigração Alemã e Pomerana 
Fonte: Arquivo Pessoal

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jacob Rheingantz possui esse nome em homenagem ao fundador da colônia de São Lourenço do Sul. Existem no local outros 2 monumentos homenageando Jacob Rheingantz (Figuras 5, 6, 7 e 8).
 
 
Figura 5 - Monumento ao Colono
Fonte: Arquivo Pessoal
 

 Figura 6 - Detalhe da placa do monumento ao Colono.
Fonte: Arquivo Pessoal


Figura 7 - Monumento ao 50º Aniversário
Fonte: Arquivo Pessoal


 Figura 8 - Detalhe do Monumento ao 50º Aniversário
Fonte: Arquivo Pessoal
 
Atualmente a Escola Jacob Rheingantz tem 9 alunos e uma professora, logo é multisseriada. Na Figura 9 está o atual prédio da escola, inaugurado em 1989.

 

Figura 9 - Prédio atual da Escola Jacob Rheingantz
Fonte: Arquivo Pessoal
 
Referências:

HAMMES, Edilberto Luiz. São Lourenço do Sul - Radiografia de um município - das origens ao ano 2000. Volume 2 - São Leopoldo: Studio Zeus, 2010.

Blog Retalhos do Rio Grande - Jacob Rheingantz o primeiro colonizador. Disponível em http://retalhosdoriogrande.blogspot.com.br/2010/06/jacob-rheingantz-o-primeiro-colonizador.html Acesso em 08/11/2013 às 20:24 horas.


08 de Novembro de 2013.

Daniele Bracher
Inês C. N. Kruger
Leda K. Brodt
Loiva A. Rickes
Marta Seefeldt

Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel

 

5 comentários:

  1. Olá Queridos Alunos...
    Parabéns pela organização das informações, e pelo resgate histórico que vocês conseguiram fazer.
    Adorei conhecer um pouco mais da história da cidade de vocês.
    Hoje nesta escola tem as quatro séries dos anos iniciais?
    Como é o trabalho da professora? Ela tem auxiliar? Para os outros setores da escola tem alguém para ajudá-la?
    Vocês conseguiram pesquisar quem foi a professora que trabalhou nesta primeira escola?
    Aguardo retorno de vocês.
    Abraços
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir
  2. Boa Noite Profª Gabriani!
    Estamos nessa semana na correria com os estudos para a prova do eixo, mas respondendo aos seus questionamentos:
    A escola tem as 4 séries, de 1ª à 4ª série.
    A professora não tem auxiliar e executa todas as atividades na escola, é professora, monitora e merendeira, além de fazer a limpeza da escola. Pelas incumbências da professora, já dá pra saber que ela se "vira em mil", mas também é notável que ela executa suas tarefas com muita dedicação e carinho.
    Vamos pesquisar sobre quem foi a primeira professora da Escola Jacob Rheingantz e postaremos aqui em breve.
    No livro do Drº Hammes consta que a primeira escola, lá nos primórdios, tinha como professor um colono escolhido pela comunidade (conforme o fragmento referenciado), mas não é citado o nome dele.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Comentário de Inês C. N. Kruger:
    Boa Tarde tutora Gabriani!
    Entrevistei uma professora aqui na escola onde trabalho, a Srª Tereza e ela me relatou que em meados dos anos 60 quando ela era aluna da escola pesquisada, os primeiros professores da escola foram a Professora Paula Hammes e o Professor Ervino Han, isto quando a escola passou a chamar-se Jacob Rheingantz. Em 1957 ela se chamava Escola Don Pedro II e antes a isso chamava-se apenas Escola Comunitária.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Comentário de Marta Seefeldt:

    Olá Profª Gabriani,

    Minhas colegas já responderam os questionamentos. Queria comentar como é admirável ver uma escola que se mantém forte por longo tempo, que faz um trabalho tão bonito com essas crianças, a professora que dá conta de tudo, além de ensinar o conteúdo previsto, faz artes com materiais recicláveis, planta e cuida com seus alunos de uma imensa horta de verduras para a merenda.
    Que sigamos o exemplo, mesmo sendo uma escola com muitos alunos ou como essa, com poucos alunos, sempre buscando o melhor para a educação de nossos alunos.

    Abraços.

    ResponderExcluir