sábado, 7 de dezembro de 2013

ATIVIDADES DIDÁTICAS COM GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS TENDENCIAS METODOLÓGICAS



ATIVIDADES DIDÁTICAS COM GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS
TENDENCIAS METODOLÓGICAS

A seguir serão apresentadas algumas atividades didáticas, com base nas tendências
metodológicas discutidas, as quais serão implementadas na sequência didática eletrônica.
Na figura 1, apresenta-se uma atividade de Modelagem Matemática, a qual é uma
animação gráfica que representa a translação de uma circunferência paralelamente ao eixo das
abscissas, simulando uma bicicleta andando em um plano, desenvolvida com os softwares
winplot e flash. Para resolução da atividade o aluno deve escrever a equação que representa o
modelo matemático da animação gráfica. Para melhor observação da animação gráfica, pelo
aluno, criou-se um botão de pausa, assim, o aluno pode, por exemplo, visualizar com maior
facilidade no gráfico que, embora o ponto do centro das circunferências muda a medida em
que vai ocorrendo a translação, as ordenadas destes pontos têm sempre o mesmo valor,
modificando apenas o valor da abscissa. 

 Figura 1- Atividade de Modelagem Matemática com animação gráfica.



A figura 2 apresenta o jogo batalha naval, desenvolvido com o software flash, em que
o aluno precisa escrever a equação da reta que permite lançar o míssil, em linha reta pelo
submarino, atingir e explodir o navio. É apresentado ao aluno posições diferentes para o submarino e o navio.  


Figura 2- Jogo batalha Naval.
 O estudo das Tendências Metodológicas para o ensino da Matemática ressalta
importantes contribuições da integração destas às práticas docentes para o processo de ensino
aprendizagem desta disciplina, e particularmente da Geometria Analítica. O professor deve
construir a sua metodologia atento a integrar e articular tais tendências, possibilitando a
utilização de diversos recursos didáticos, a fim de qualificar a dinâmica das aulas de
Matemática e oportunizar ao aluno construir o conhecimento matemático de forma que seja
capaz de transpor este conhecimento às situações práticas.

Carmen Lúcia da silva Meinert
Eliza waskow de Moraes

3 comentários:

  1. Olá,
    As atividades sugeridas no trabalho de vocês são realmente muito atrativas e despertam o interesse nos alunos onde é trabalhado vários conceitos da geometria.
    Mas gostaria de pedir para que vocês acrescentassem os seus posicionamento ao trabalho pois senti falta desta opinião para enriquecer mais o material.
    Lembrando que copiar os textos na integra de qualquer material não é permitido e pode se enquadrar em plágio.
    Aguardo um retorno,
    Abraços
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Considero de suma importância que o professor seja instruído para poder utilizar as tecnologias, a fim de qualificar suas aulas, após explicação do conteúdo, poder utilizar a sala dos computadores para orientar seus alunos de como utilizar tais tecnologias, sendo este um aprendizado mais instigante e prazeroso para os alunos.

      Excluir
  2. Olá Carmen,
    Obrigada por postar o seu posicionamento sobre o trabalho das tecnologias em sala de aula.
    Com certeza o uso das tecnologias motivam as aulas, e servem como incentivo para buscar cada vez mais o aprendizado por parte dos alunos.
    Abraços
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir