ATIVIDADES DIDÁTICAS COM GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS
TENDENCIAS METODOLÓGICAS
A seguir serão apresentadas
algumas atividades didáticas, com base nas tendências
metodológicas discutidas, as
quais serão implementadas na sequência didática eletrônica.
Na figura 1, apresenta-se uma
atividade de Modelagem Matemática, a qual é uma
animação gráfica que representa a
translação de uma circunferência paralelamente ao eixo das
abscissas, simulando uma
bicicleta andando em um plano, desenvolvida com os softwares
winplot e flash. Para resolução
da atividade o aluno deve escrever a equação que representa o
modelo matemático da animação
gráfica. Para melhor observação da animação gráfica, pelo
aluno, criou-se um botão de
pausa, assim, o aluno pode, por exemplo, visualizar com maior
facilidade no gráfico que, embora
o ponto do centro das circunferências muda a medida em
que vai ocorrendo a translação,
as ordenadas destes pontos têm sempre o mesmo valor,
modificando apenas o valor da
abscissa.
Figura 1- Atividade de Modelagem Matemática
com animação gráfica.
A figura 2 apresenta o jogo
batalha naval, desenvolvido com o software flash, em que
o aluno precisa escrever a
equação da reta que permite lançar o míssil, em linha reta pelo
submarino, atingir e explodir o
navio. É apresentado ao aluno posições diferentes para o submarino e o navio.
Figura 2- Jogo batalha Naval.
O estudo das Tendências Metodológicas para o
ensino da Matemática ressalta
importantes contribuições da
integração destas às práticas docentes para o processo de ensino
aprendizagem desta disciplina, e
particularmente da Geometria Analítica. O professor deve
construir a sua metodologia
atento a integrar e articular tais tendências, possibilitando a
utilização de diversos recursos
didáticos, a fim de qualificar a dinâmica das aulas de
Matemática e oportunizar ao aluno
construir o conhecimento matemático de forma que seja
capaz de transpor este
conhecimento às situações práticas.
Carmen Lúcia da silva Meinert
Eliza waskow de Moraes
Olá,
ResponderExcluirAs atividades sugeridas no trabalho de vocês são realmente muito atrativas e despertam o interesse nos alunos onde é trabalhado vários conceitos da geometria.
Mas gostaria de pedir para que vocês acrescentassem os seus posicionamento ao trabalho pois senti falta desta opinião para enriquecer mais o material.
Lembrando que copiar os textos na integra de qualquer material não é permitido e pode se enquadrar em plágio.
Aguardo um retorno,
Abraços
Tutora Gabriani
Considero de suma importância que o professor seja instruído para poder utilizar as tecnologias, a fim de qualificar suas aulas, após explicação do conteúdo, poder utilizar a sala dos computadores para orientar seus alunos de como utilizar tais tecnologias, sendo este um aprendizado mais instigante e prazeroso para os alunos.
ExcluirOlá Carmen,
ResponderExcluirObrigada por postar o seu posicionamento sobre o trabalho das tecnologias em sala de aula.
Com certeza o uso das tecnologias motivam as aulas, e servem como incentivo para buscar cada vez mais o aprendizado por parte dos alunos.
Abraços
Tutora Gabriani