sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Game: Geometria Analítica - Missão Ecológica

     Pesquisamos muito para encontrar material para o ensino de Geometria Analítica de uma forma diferenciada, através de jogos, softwares, sites, filmes, enfim... Tivemos dificuldades para encontrar, mas no site do Núcleo de Educação Corporativa NEC fizemos a busca por Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA) e encontramos um muito interessante. Na Figura 1 encontra-se a página inicial do NEC e na Figura 2 o OVA que deverá ser baixado do site.
 
 
 Figura 1 - Página do NEC
 
 
 
Figura 2 - OVA selecionado para download

  
     Sobre a utilização dos OVA em sala de aula, ANDRADE e SCARELI (2011, p.5) destacam que "O Objeto Virtual de Aprendizagem (OVA) é um recurso digital auxiliar no processo ensinar-aprender, e como característica principal deve ser reutilizável e estimular a criatividade e imaginação do aprendiz, eles enriquecem a prática do professor em sala de aula e facilitam a compreensão dos alunos." O OVA em questão alia conceitos de Geometria Analítica com Educação Ambiental, já que o cenário do OVA consiste em uma reserva de preservação ambiental. Como dito anteriormente para utilização do OVA é necessário fazer o download de uma pasta compactada para o computador. Na Figura 3 encontra-se a página de início do jogo, é necessário ter o Adobe Flash Player instalado para que funcione corretamente.
 
 
Figura 3 - Página inicial do GAME

 
     O Game - Geometria Analítica: Missão Ecológica apresenta conceitos como: distância entre dois pontos, equação reduzida da reta, equação reduzida da circunferência e introdução às cônicas. Na Figura 4 são apresentadas as fases do jogo com a descrição do conceito que é trabalhado, embora o aluno tenha a possibilidade de jogar todas as fases em sequência.
 
Figura 4 - Fases do jogo

  
     Por exemplo, em "Descobrindo a equação da reta" esta é trabalhada através de uma missão onde o aluno precisa apagar um foco de incêndio, sendo que o aluno está no Ponto A do plano cartesiano e o incêndio no Ponto B. Para isso é preciso definir a equação reduzida que abranja os dois pontos, conforme Figura 4.
 
  
Figura 5 - Equação reduzida da reta

      O NEC disponibiliza ainda um Guia do Professor com dicas para a utilização do OVA em todas as suas potencialidades, sugerindo ainda atividades e recursos complementares como a representação das cônicas através de um copo d'água, que dependendo de sua inclinação formará diferentes formas cônicas. No Guia do Professor consta ainda a sugestão do filme "Donald no país da matemática" que apresenta exemplos de cônicas e utilização da matemática no cotidiano.

     Outra dica de site com OVA é o do RIVED. Nele pode-se pesquisar por nível de ensino, área do conhecimento ou palavra chave, conforme apresentado na Figura 2. Ou simplesmente acionar o ícone pesquisar, onde aparecerão vários objetos sobre diferentes conteúdos.
 


Figura 6 - Página do RIVED
 
 
Figura 7 - Página de pesquisa do RIVED

 
      
 

Referências:

ANDRADE, J.G. SCARELI, G. Rived e suas Potencialidades na Educação: os

objetos virtuais de aprendizagem em questão. V Colóquio Internacional: Educação e
Contemporaneidade. São Cristóvão - SE 2011.
 
NEC - Núcleo de Educação Corporativa. Disponível em http://www.nec.fct.unesp.br/NEC/RIVED/Objetos.php Acesso em 06/12/2013 às 10:15 horas.
 
RIVED - Rede Interativa Virtual de Educação. Disponível em http://rived.mec.gov.br/ Acesso em 06/12/2013 às 11:02 horas.

YOUTUBE. Donald no país da matemática. Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=TphWfs_OXkU Acesso em 06/12/2013 às 13:33 horas.


06 de Dezembro de 2013.

 

Daniele Bracher

Inês C. N. Kruger
Leda K. Brodt
Loiva A. Rickes
Marta Seefeldt

Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel
 
 

 
 

7 comentários:

  1. Olá Meninas,
    Parabéns pela pesquisa criativa e dinâmica que foi feita.
    Este tipo de material com certeza será muito bem aceito pelos alunos, pois eles estarão construindo aprendizagem de forma divertida e com o uso das tecnologias.
    A ligação deste jogo com a geometria analítica é muito interessante.
    Sugiro que vocês divulguem aos colegas para que leiam esta postagem e possam ter como apoio pedagógico.
    Alguma de vocês esta em sala de aula? Já usou este material com os alunos?
    Caso já tenha utilizado compartilhe como foi a experiência.
    Abraços
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir
  2. Olá Tutora Gabriani!!
    Meu nome é Inês Cristine no momento faço o Estágio Supervisionado II e estou fazendo uso de um software SuperLogo, onde estamos trabalhando Geometria, inclusive este software também pode ser usado em Geometria analítica,percebo que eles ficam bem interessados em aprender e isso faz com eles pelo interesse em descobrir com tudo funciona acabam por buscar o próprio conhecimento sem que eles mesmo percebam. Penso da mesma forma, este Game é bem atrativo e com isso conseguimos atrair a atenção e o interesse dos alunos. Nós como futuros professores devemos cada vez mais fazer uso das tecnologias para tornarem nossas aulas mais atrativas,fazendo com que os alunos gostem mais da Matemática.

    ResponderExcluir
  3. Olá Professora Gabriani!

    Com certeza, este material auxiliara muito na aprendizagem da geometria analítica, pois esse conteúdo não é muito adorado pelos alunos e através desse GAME irão construir o conhecimento de forma divertida.

    Eu ainda não atuo em sala de aula, mas com certeza pretendo usar quando professora, pois esses materiais auxiliam e estimulam aos alunos ao conhecimento e aprendizado. Talvez vou ter que estudar bastante para ensinar corretamente o game para os alunos, mas tenho a certeza que ira valer a pena, pois os alunos vão aprender e gostar do conteúdo considerado “chato” pela maioria.

    Abraços,

    Marta Seefeldt

    ResponderExcluir
  4. Boa Tarde Profª Gabriani!
    Eu não estou em sala de aula, mas quando estiver pretendo ministrar aulas que despertem o interesse dos alunos. Este material especificamente nunca utilizei com os alunos, já que a indicação deste é para o 3º ano do ensino médio. Mas a uns meses atrás apliquei uma oficina com a utilização de OVA para o EJA no ensino fundamental e foi bastante proveitoso, embora alguns tivessem dificuldade com a informática todos se mostraram bastante dispostos a aprender...

    ResponderExcluir
  5. Comentário de Leda Kunde Brodt:

    Só o uso da informática com qualquer atividade já é muito bem aceito pelos alunos. Que bom quando a atividade é atrativa e também tem bom embasamento para favorecer a aprendizagem. Infelizmente uso pouco a informática com meus alunos de quinto ao nono ano.

    ResponderExcluir
  6. Comentário de Loiva Amaral Rickes:

    Com certeza, este tipo de atividade desperta o interesse e a atenção dos alunos. As tecnologias só vieram a somar fazendo as aulas ficarem mais atrativas e dão condições de proporcionar maior conhecimento aos alunos. Não estou em sala de aula atualmente.

    ResponderExcluir
  7. Olá Meninas,
    Adorei a motivação de todas por já estar idealizando o uso das tecnologias em sala de aula, Parabéns!!!
    Abraços
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir