sábado, 7 de dezembro de 2013

Atividades para a Aprendizagem da Geometria Analítica


Pesquisamos alguns sites que abordam o conteúdo de geometria analítica, encontramos um site onde apresenta experimentos, vídeos explicativos e áudio. Temos também o software geogebra para estudo da G.A. Inclusive, no site pesquisado, aparece também o ícone do aplicativo geogebra para o estudo da G.A.

Inicialmente apresentamos nosso mapa conceitual sobre a Geometria Analítica:


 
A geometria analítica tem como função tratar algebricamente as propriedades e os elementos geométricos. Esta requer que os discentes desenvolvam habilidades e competências como representações de pontos, figuras e relações de equação no plano cartesiano, até a resolução de problemas com equações e inequações, identificação de equação de reta, circunferência e formas cônicas. Para isto podemos usar ferramentas de ensino que tornem a aula mais atrativa para os alunos, pois estes, na grande maioria, são movidos pela novidade e entretenimento, não sendo mais atraídos pela aula com um quadro e um giz. Um bom exemplo de tecnologia é o software Geogebra, que é um programa de matemática dinâmica que relaciona Geometria e Álgebra, tendo por objetivo trabalhar a matemática através da construção e análise das situações construídas.

Com o apoio do software Geogebra muitos conceitos podem fazer maior sentido para o aluno quando este, por exemplo, constrói no plano cartesiano uma reta, nela marca dois pontos qualquer e utiliza o comando reflexão de um ponto em relação ao outro. O aluno vê surgir na reta um outro ponto oposto em relação aquele marcado anteriormente. É possível identificar que a distância entre os pontos é a mesma, conforme podemos observar na representação do software Geogebra no exemplo abaixo:
 
 
 Além deste exemplo acima, a escolha deste software deve-se ao fato de que com ele podemos construir e identificar vários conceitos matemáticos, o Geogebra fornece três diferentes vistas dos objetos matemáticos: a zona gráfica, a zona algébrica ou numérica, e a folha de cálculo. Elas permitem mostrar os objetos matemáticos em três diferentes representações: graficamente, algebricamente e nas células da folha de cálculo; além disso, todas as representações do objeto estão ligadas e adaptam-se automaticamente às mudanças realizadas em qualquer delas. O Geogebra alia geometria plana, álgebra e cálculo.  O Geogebra é um sistema de geometria plana dinâmico onde é possível construir e manipular pontos, vetores, segmentos, semi-retas, retas, circunferências, etc.

Estes objetos também podem ser construídos e manipulados a partir de suas equações em coordenadas, estabelecendo uma ponte entre a geometria e a álgebra.
         
          O site abaixo engloba recursos educacionais que abordam conteúdos básicos de Geometria Analítica, como coordenadas de pontos no plano e representação algébrica de retas e circunferências, até as curvas chamadas cônicas. Site de estudo:


Neste site encontramos atividades com experimento, vídeos, áudio, e até mesmo o software Geogebra para estudo da geometria analítica.

Mídia: Experimento
Este experimento propõe uma maneira de traçar desenhos seguindo padrões simples, mas com resultados com forte apelo estético. Através desta proposta, os alunos poderão investigar regularidades presentes nesses desenhos e até mesmo serem introduzidos ao universo da Geometria Analítica.

Conteúdos que o experimento aborda:

Geometria Analítica: Rotações, Translações e Vetores.

Objetivos:
1. Obter padrões geométricos em uma malha quadriculada a partir de regras algébricas;
2. Familiarizar o aluno com o conceito de vetores no plano.
 
 

Mídia: Software (Geogebra).
Descrição: Este software propõe um jogo no qual o aluno deve construir um triângulo que obedeça às propriedades pedidas.
Conteúdo: Classificação de triângulos, coordenadas no plano, distância entre pontos.
 
 
Mídia: Vídeo (cerca de 10 minutos).
Descrição: A personagem principal deste vídeo, Kátia, precisa construir um jardim que tenha a forma da bandeira brasileira. Para isso ela conta com a ajuda de Liliane, que explica que o problema pode ser resolvido com auxílio da geometria analítica, fazendo a identificação do jardim com um plano cartesiano.
Conteúdo: Plano cartesiano, coordenada de pontos, retas e circunferências.
Recomendação de uso: Este vídeo é recomendado como uma aplicação dos conceitos básicos de Geometria Analítica abrindo portas para conceitos mais avançados, como a representação algébrica de circunferências.
 

Mídia: Vídeo (cerca de 10 minutos).
Descrição: Na busca pela solução de um desafio em uma gincana, os dois personagens deste vídeo aplicam conceitos básicos de Geometria Analítica para encontrar o local onde um tesouro foi escondido em uma suposta ilha, na qual uma das referências do mapa não está mais presente.
Conteúdo: Coordenadas cartesianas, ponto médio.
 

Mídia: Experimento (uma aula dupla).
Descrição: Este experimento trata de um problema de otimização que envolve a esco­lha da localização de uma estação ferroviária e a construção de estra­das. As questões serão apresentadas aos alunos, que deverão discutir e chegar a um consenso sobre suas soluções. Após a discussão, os alunos resolve­rão os problemas experimentalmente, descobrindo, posteriormente, como encontrar as mesmas soluções de forma analítica.
Conteúdo: Ponto, reta e circunferência.
 
Estradas para a estação
 
A geometria analítica sendo trabalhada de maneira dinâmica facilita a visualização e a compreensão do aluno. Cada vez mais os professores precisam buscar outras fontes de aprendizagem, acreditamos que esse site pode contribuir para o planejamento de uma aula para o professor, bem como, também pode contribuir para o aprendizado do aluno.

Referências:

Mais Recursos Educacionais. Disponível em: <http://www.mais.mat.br/wiki/Geometria_Anal%C3%ADtica>. Acessado em 02 de dezembro de 2013.
Recursos Educacionais Multimídia para a Matemática do Ensino Médio. Disponível em: <http://m3.ime.unicamp.br/recursos/search:geometria+anal%C3%ADtica>. Acessado em 03 de dezembro de 2013.
 

Componentes do Grupo:
Geni Ricardo
Inajara Dietrich
Luciane Hax
Silvana Leite Armesto

Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel  

 
 


 
 

 

 

10 comentários:

  1. (Comentário de Silvana)
    Olá tutora Gabriani!
    Os sites pesquisados nos trazem uma variedade de atividades (recursos educacionais) para o estudo da geometria analítica. Acredito que os softwares de aprendizagem são de extrema importância para a construção do conhecimento. Neles os alunos interagem de forma dinâmica, e na maioria das vezes são de fácil entendimento, proporcionando assim a visualização e a prática dos conceitos abordados, facilitando o aprendizado. São ferramentas de aprendizagem muito úteis que visam auxiliar no entendimento dos conteúdos. E neste caso específico, o uso do software Geogebra como ambiente virtual de aprendizagem na exploração dos conceitos da geometria analítica, desenvolve no aluno a capacidade de entendimento destes conceitos de maneira prática e dinâmica.
    Abraços!

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    1. Olá,
      Concordo com seu comentário, o que é precisamos é que o conhecimento destes recursos seja adquirido pelos profissionais das escolas, podendo assim oferecer um aprendizado mais dinâmico aos alunos.
      Silvana por que você esta postando pelo nome de outro colega?
      Abraços...
      Tutora Gabriani

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    2. (Comentário de Silvana)
      Olá tutora Gabriani....
      Respondendo à sua pergunta: Flávio Luiz Ribeiro é o nome do nosso tutor presencial. Quando vamos postar um comentário nos é pedido para selecionar um perfil. Temos o login e a senha do tutor para termos acesso ao blog, por isso as postagens ficam com o nome dele. Segundo um colega comentou, ele disse que só quem tem conta do "gmail" é que consegue postar com o seu próprio perfil. Espero ter conseguido explicar corretamente.
      Um abraço!
      SILVANA

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    3. (Comentário de Geni).
      Olá, colegas!
      Conforme vocês colocaram, o software Geogebra é mais uma ferramenta para o aprendizado dos alunos, pois pode auxiliar na geometria analítica, contribuindo para uma melhor compreensão dos conteúdos. Eu me beneficiei desse recurso no meu Projeto de Ensino que acabei de ministrar, visto que foi bem aceito pelos alunos. Por isso penso que essa e outras ferramentas educacionais devem ser inseridas na prática docente, a fim de levarem aos alunos aulas mais prazerosas, motivadas e eficazes para abstração do conhecimento que, por sua vez, é sinônimo de aprendizagem concreta.

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    4. Olá Silvana,
      Obrigada pelo retorno, entendi sua explicação, mas sugiro que todos os alunos façam uma conta no gmail caso não tenham, para cada um ter sua própria identificação nas postagens.
      Abraços,
      Tutora Gabriani

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  2. (Comentário de Luciane Hax)
    Olá Colega Silvana, realmente o software Geogebra aborda muito bem os conceitos geométricos. Hoje a geometria é um conteúdo que pode ser muito bem explorado com a utilização da tecnologia. Portanto, devemos nos inteirar de programas, softwares e outros meios de aprendizagem (como os que citamos no site) que proporcionam uma aula mais dinâmica, propondo atividades que desafiem os alunos, que os motivem para a exploração, a reflexão e a descoberta.

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    1. Olá Luciane,
      É isso ai precisamos levar estas ideias para dentro das nossas escolas e fazer com que os laboratórios de informáticas das escolas sejam realmente utilizados.
      Por que você esta postando com o nome de outro colega?
      Abraços..
      Tutora Gabriani

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  3. Olá meus queridos alunos..
    Parabéns pela organização do material e pelas sugestões feitas no trabalho de vocês, com certeza servirá de apoio pedagógico para todos os colegas.
    Gostaria de desafiar vocês questionando :
    Será que as escolas que tem laboratório de informática utilizam algum desses recursos?
    Será que os profissionais das escolas conhecem estes recursos?
    Quem sabe um desafio????
    O que acham de vocês quanto grupo apresentar estas sugestões as escolas??
    Espero retorno...
    Abraços!!!
    Tutora Gabriani

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    1. (Comentário de Geni).
      Olá, Gabriani.
      Pelo que pude observar quase todas as escolas possuem sala de informática, mas a grande maioria dos computadores não está em condições de uso e os que estão não possuem esses programas instalados. Além disso, também há poucas pessoas capacitadas para trabalharem nas salas de informática, uma vez que são poucos os profissionais que detêm o conhecimento necessário para suprir a demanda. Por isso, acredito que seria muito sugestivo fazer a apresentação dos programas nas escolas, para se proporcionar uma aula mais dinâmica, motivadora, interativa, de fácil compreensão na aprendizagem dos alunos.

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  4. Olá Gabriani, aqui na escola que trabalho como merendeira, analiso o pouco uso da sala dos computadores pelos professores, não sei se é pela falta de preparo dos professores, vou conversar com os professores e de repente eles aceitam baixar os programas e utilizar os recursos com seus alunos.

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