domingo, 8 de dezembro de 2013

O uso da Geometria Analítica na vida cotidiana



              O uso da Geometria Analítica na vida cotidiana

         No dia-a-dia, algumas atividades requerem seu uso mais intenso, outras menos, mas frequentemente a usamos, ainda que sem perceber.
         Ao construir um gráfico, ao locar a construção do alicerce de uma casa, aviões e embarcações situam-se em suas rotas valendo-se de aparelhos denominados GPS que, por sua vez, utilizam coordenadas fornecidas por satélites.
        A Geometria analítica, também é muito usada para construir jogos, é o principio da Computação gráfica, que serve tanto para projetar simulações para áreas de Engenharia.
       A geometria analítica, está presente em muitas coisas no nosso dia-a-dia, seja na aerodinâmica de um carro, na geração de energia elétrica, até em um simples jogo de batalha naval, você visualiza a aplicabilidade do plano cartesiano.

                      Geometria analítica e o GPS





                            Figura 1: Sistemas de coordenadas geocêntrico.
Fonte:< http://200.198.28.154/sistema_crv/banco_objetos_crv/%7B4A4A04EE-4F00-482B-829E-EF7A6F68C048%7D_gps.pdf>

        Como funciona o GPS?
       O sistema cartesiano geocêntrico é tridimensional, de coordenadas (x, y, z) caracterizado pelas seguintes propriedades: é um sistema ortogonal de coordenadas cartesianas, com origem O no centro da terra, o eixo Oz positivo apontando na direção do pólo norte, o plano Oxy é o plano do equador da terra, o eixo Ox positivo corta o meridiano de Greenwich e o eixo Oy positivo corta o meridiano de longitude 90° L.
        Fixado esse sistema de coordenadas, a cada ponto P do espaço pode-se associar coordenadas (x, y , z) .   Esse é o sistema utilizado pelo GPS, para localizar as coordenadas cartesianas, de um receptor e depois transformá-las nas coordenadas geográficas: latitude, longitude e altitude.


                                             FIGURA 2: Aparelho de GPS.
Fonte: <https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm>

         O GPS é um sistema de posicionamento global(Global Positioning System), que funciona através de um conjunto de satélites, que fica em torno da terra, ao todo, 24 satélites, são espalhados em seis planos orbitais, quatro satélites cada um, de forma que no mínimo seis, sejam visíveis o tempo todo em qualquer ponto da terra.  Por exemplo, um indivíduo que está usando o GPS, este receptor está recebendo sinais de quatro satélites, cada satélite transmite a posição exata, calculando a velocidade com que recebeu e enviou a informação através de ondas eletromagnéticas na velocidade da luz. Com o cálculo das quatro distâncias, ele determina a posição exata, onde ele se encontra na superfície da terra.
      Ele traça uma esfera com centro em cada satélite, e a partir da intersecção dessas quatros esferas, ele calcula a posição, a altura, a altitude e a longitude.   Através das informações de distância,  que é fornecida por esses quatro satélites, o GPS também pode fazer cálculos de velocidade, se o indivíduo está se locomovendo num carro em determinado instante numa posição e depois noutra, ele calcula a velocidade que ele se locomove de um ponto a outro, fornecendo a velocidade, direção e sentido.

                  Figura 3: Imagem de funcionamento do GPS.

       O princípio do GPS, é sempre o mesmo, mas dependendo da aplicação, a precisão pode variar.   Uma é a posição padrão (SPS) e a outra é a informação de precisão (PPS), que está disponível somente para uso militar dos americanos, sendo o GPS, um sistema desenvolvido pelo sistema de defesa dos americanos. O Brasil segue os padrões americanos já que não possui um sistema próprio.


       O GPS possui um chip, que é sintonizado na frequência específica que é a banda L, na faixa entre 1.5 e 1.6 GHertz, ou seja, é um receptor ,que recebe os sinais de distância desses quatro satélites e faz os cálculos, fornecendo a posição exata de qualquer local.
       O sistema de posicionamento global é o mais popular, mas não é o único, também existem outros sistemas ,como o GLONASS (sistema de navegação por satélite), que foi desenvolvido durante a guerra fria pela antiga União Soviética, mas que não tem muita expressão no mercado mundial.   Hoje, existem vários aplicativos, que trabalham com os dois sistemas, objetivando uma maior precisão. Também, existe um terceiro sistema de posicionamento global que é o GALILEO, sendo desenvolvido pela Europa, ainda estando em estágio inicial de desenvolvimento.

Componentes do Grupo:

Andreia Cavalheiro Felix
Daniel Escouto Pereira
Luciano Iganci Macedo
Otacilio Schneid
Ronei Luiz Bartz


       Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática, pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel.


       Referências:
       Site GAAL da UFMG - Aprendendo Geometria Analítica em http://zerinhodame.blogspot.com.br/2013/12/site-gaal-da-ufmg-aprendendo-geometria.html. Acessado em 7/12/2013.

        Aplicação da Geometria no nosso cotidiano em http://desvendandosmisteriosdamatematica.blogspot.com.br/2012/04/aplicacao-da-geometria-no-nosso.html. Acessado em 7/12/2013

         Geometria Analítica no dia-a-dia em http://matematicasstrindade. blogspot.com.br/2012/04/geometria-analitica-no-dia-dia.html . Acessado em 7/12/13.

         Geometria analítica em http://pt.wikipedia.org/wiki/Geometria_anal%C3%ADtica . Acessado em 7/12/13.




5 comentários:

  1. Olá Queridos Alunos,
    Adorei a abordagem de vocês, falando sobre o GPS fazendo esta ligação com o plano de coordenadas.
    Gostaria de pedir para que vocês colocassem o posicionamento do grupo sobre este material teórico que fizeram, pois o material esta muito rico e interessante mas senti falta da opinião de vocês sobre esta tecnologia que nos é oferecida e seus pontos positivos e negativos.
    Aguardo Retorno...
    Abraços,
    Tutora Gabriani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! O GPS é um importante instrumento do nosso mundo moderno. Sendo utilizada em diversas áreas de conhecimento. Como por exemplo a medição de terras, áreas de plantio, nos veículos nos dá o exato posicionamento e a menor distância para chegar a ponto de destino... entre outras inúmeras utilidades que ele possui.

      Excluir
    2. Olá! Considero o GPS de grande utilidade em nossa vida, pois se quisermos viajar para algum lugar que não conhecemos, com a ajuda do GPS fica bem mais fácil e econômico, pois não precisamos rodar sem rumo.

      Excluir
  2. Muito bom ,ajudou bastante
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Trabalho com licenciamento de conteúdo para a Editora IBPEX - Uninter, de Curitiba e estamos produzindo uma aplicativo destinado aos alunos do Ensino Médio, que visa a preparação para o ENEM. Nosso autor gostaria de utilizar o link abaixo no aplicativo. Lembrando que no aplicativo ficará disponível apenas o link que irá direcionar o aluno para a visualização do conteúdo no link

    Link: http://zerinhodame.blogspot.com.br/2013/12/o-uso-da-geometria-analitica-na-vida.html
    Título: O uso da Geometria Analítica na vida cotidiana

    Por isso, estou entrando em contato para solicitar autorização para o uso do link no aplicativo. Saliento que não utilizaremos o conteúdo, apenas direcionaremos o aluno ao site de origem.

    Desde já agradeço a atenção e aguardo contato.
    Obrigada!

    ResponderExcluir