ATIVIDADES DIDÁTICAS COM
GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS
TENDENCIAS METODOLÓGICAS
A seguir serão apresentadas
algumas atividades didáticas, com base nas tendências
metodológicas discutidas, as
quais serão implementadas na sequência didática eletrônica.
Na figura 1, apresenta-se uma
atividade de Modelagem Matemática, a qual é uma
animação gráfica que representa a
translação de uma circunferência paralelamente ao eixo das
abscissas, simulando uma
bicicleta andando em um plano, desenvolvida com os softwares
winplot e flash. Para resolução
da atividade o aluno deve escrever a equação que representa o
modelo matemático da animação
gráfica. Para melhor observação da animação gráfica, pelo
aluno, criou-se um botão de
pausa, assim, o aluno pode, por exemplo, visualizar com maior
facilidade no gráfico que, embora
o ponto do centro das circunferências muda a medida em
que vai ocorrendo a translação,
as ordenadas destes pontos têm sempre o mesmo valor,
modificando apenas o valor da
abscissa.
Figura 1- Atividade de Modelagem Matemática
com animação gráfica.
A figura 2 apresenta o jogo
batalha naval, desenvolvido com o software flash, em que
o aluno precisa escrever a
equação da reta que permite lançar o míssil, em linha reta pelo
submarino, atingir e explodir o
navio. É apresentado ao aluno posições diferentes para o submarino e o navio.
Figura 2- Jogo batalha Naval.
O estudo das Tendências Metodológicas para o
ensino da Matemática ressalta
importantes contribuições da
integração destas às práticas docentes para o processo de ensino
aprendizagem desta disciplina, e
particularmente da Geometria Analítica. O professor deve
construir a sua metodologia
atento a integrar e articular tais tendências, possibilitando a
utilização de diversos recursos
didáticos, a fim de qualificar a dinâmica das aulas de
Matemática e oportunizar ao aluno
construir o conhecimento matemático de forma que seja
capaz de transpor este
conhecimento às situações práticas.
Carmen Lúcia da silva Meinert
Eliza waskow de Moraes
Olá, creio que a aula fica mais interessante quando se utiliza os softwares, instiga a curiosidade do aluno para o conteúdo e fica mais fácil sua aprendizagem.
ResponderExcluir