sábado, 7 de dezembro de 2013



ATIVIDADES DIDÁTICAS COM GEOMETRIA ANALÍTICA E ALGUMAS
TENDENCIAS METODOLÓGICAS

A seguir serão apresentadas algumas atividades didáticas, com base nas tendências
metodológicas discutidas, as quais serão implementadas na sequência didática eletrônica.
Na figura 1, apresenta-se uma atividade de Modelagem Matemática, a qual é uma
animação gráfica que representa a translação de uma circunferência paralelamente ao eixo das
abscissas, simulando uma bicicleta andando em um plano, desenvolvida com os softwares
winplot e flash. Para resolução da atividade o aluno deve escrever a equação que representa o
modelo matemático da animação gráfica. Para melhor observação da animação gráfica, pelo
aluno, criou-se um botão de pausa, assim, o aluno pode, por exemplo, visualizar com maior
facilidade no gráfico que, embora o ponto do centro das circunferências muda a medida em
que vai ocorrendo a translação, as ordenadas destes pontos têm sempre o mesmo valor,
modificando apenas o valor da abscissa.
 Figura 1- Atividade de Modelagem Matemática com animação gráfica.
 
 

A figura 2 apresenta o jogo batalha naval, desenvolvido com o software flash, em que
o aluno precisa escrever a equação da reta que permite lançar o míssil, em linha reta pelo
submarino, atingir e explodir o navio. É apresentado ao aluno posições diferentes para o submarino e o navio.  
 

Figura 2- Jogo batalha Naval.
 O estudo das Tendências Metodológicas para o ensino da Matemática ressalta
importantes contribuições da integração destas às práticas docentes para o processo de ensino
aprendizagem desta disciplina, e particularmente da Geometria Analítica. O professor deve
construir a sua metodologia atento a integrar e articular tais tendências, possibilitando a
utilização de diversos recursos didáticos, a fim de qualificar a dinâmica das aulas de
Matemática e oportunizar ao aluno construir o conhecimento matemático de forma que seja
capaz de transpor este conhecimento às situações práticas.

Carmen Lúcia da silva Meinert
Eliza waskow de Moraes

Um comentário:

  1. Olá, creio que a aula fica mais interessante quando se utiliza os softwares, instiga a curiosidade do aluno para o conteúdo e fica mais fácil sua aprendizagem.

    ResponderExcluir