O Sistema de Coordenadas Cartesianas, mais comumente conhecido como Plano Cartesiano, consiste em dois eixos perpendiculares numerados, denominados abscissa (horizontal) e ordenada (vertical), que tem a característica de representar pontos no espaço.
Descartes utilizou o Plano Cartesiano no intuito de representar planos, retas, curvas e círculos através de equações matemáticas. Os estudos iniciais da Geometria Analítica surgiram com as teorias de René Descartes, que representavam de forma numérica as propriedades geométricas. A criação da Geometria Analítica por Descartes foi fundamental para a criação do Cálculo Diferencial e Integral pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz. O Cálculo se dedica ao estudo das taxas de variação de grandezas e a acumulação de quantidades, sendo de grande importância na Física, Biologia e Química, no que diz respeito a cálculos mais complexos e detalhados.
Além do Cálculo e da Geometria Analítica, os estudos de Descartes permitiram o desenvolvimento da Cartografia, ciência responsável pelos aspectos matemáticos ligados à construção de mapas.
Uma característica importante da G.A. se apresenta na definição de formas geométricas de modo numérico, extraindo dados informativos da representação. Com base nesses estudos, a Matemática passa a ser vista como uma disciplina moderna, capaz de explicar e demonstrar situações relacionadas ao espaço. As noções intuitivas de vetores começam a ser exploradas de forma contundente, na busca por resultados numéricos que expressem as ideias da união da Geometria com a Álgebra.
Os vetores constituem a base dos estudos do espaço vetorial, objetos que possuem as características relacionadas a tamanho, direção e sentido. Os vetores são muito utilizados na Física, como ferramenta auxiliar nos cálculos relacionados à Cinemática Vetorial, Dinâmica, Campo Elétrico entre outros conteúdos relacionadosPodemos relacionar os seguintes tópicos ao estudo da G.A.:
Estudo Analítico do Ponto
Plano Cartesiano
Distância entre dois pontos
Ponto médio de um segmento
Condição de alinhamento de três pontos
Estudo da Reta
Equação geral e reduzida da reta
Intersecção entre retas
Paralelismo
Perpendicularidade
Ângulos entre retas
Distância entre ponto e reta
Estudo da Circunferência
Equação geral e reduzida da circunferência
Posições relativas entre ponto e circunferência
Posições relativas entre reta e circunferência
Problemas relacionados à tangência
Estudo das Cônicas
Elipse
Hipérbole
Parábola Intersecção entre cônicas
Retas tangentes a uma cônica
Figura 1:Hipérboles
são uma das frentes de estudo da Geometria Analítica.
Fonte: Brasil Escola
A geometria analítica
requer que os discentes desenvolvam habilidades e competências com simples
representações de pontos, figuras e relações de equação no plano cartesiano,
até a resolução de problemas com equações e inequações, identificação de
equação de reta, circunferência e formas cônicas.
A tecnologia cada vez mais frequente no
ambiente escolar e mundial nos leva a pensar em novas metodologias de ensino,
já que o avanço tecnológico é visível em nosso cotidiano. Não podemos deixar de
usar potenciais ferramentas de ensino, já que há uma grande disponibilidade de
recursos como Internet, editores de textos, planilhas e software educacionais.
Ou seja, essas ferramentas fazem lançarmos para os alunos uma nova didática,
tornando o ensino mais interessante e colaborando para a mudança de relação
entre aluno e professor.
As tecnologias são
facilitadoras no ensino aprendizagens já que saem dos padrões formais de ensino
que são lousa e giz, que pouco atraem os alunos. Contudo, o uso de softwares
não garante melhoria no ensino; é necessário articular este processo com novas
metodologias para fazer com que os alunos deixem de decorar fórmulas, e passem
a construir o conhecimento.
O uso da tecnologia é
cada vez mais presente na sociedade por ser de fácil manipulação e
revolucionário, tornando situações antes burocráticas em situações simples.
Na educação não seria
diferente; o uso de mídias, multimídias, jogos, Internet e software no ensino é
cada vez mais comum, já que o mesmo torna uma situação abstrata em situações
mais dinâmicas.
A evolução tecnológica
trouxe uma nova visão social com relação a maneira de aprender, socializar e
produzir. Esse mundo globalizado requer que o individuo renove diariamente seu
aprendizado. Essa transformação contribui para que o aluno deixe de construir
seu conhecimento através da memorização.
O software Geogebra é
uma importante ferramenta para o ensino da Geometria Analítica, pois este
programa tem uma interface dinâmica onde se relaciona álgebra, geometria e
cálculo. As múltiplas vistas é um diferencial deste material, que possui uma
folha de calculo, zona algébrica, zona gráfica, barra de ferramentas, entradas
de comandos, barra de menus e barras de ferramentas como mostra a Figura 1.
Figura 2: Tela inicial do Geogebra
A partir de agora, vamos fazer uma
breve descrição dos elementos que podem ser visualizados na figura 2.
Zona Algébrica
Usando a opção Entrada de Comandos
podemos inserir diretamente expressões no Geogebra, e após ter teclado enter, a
expressão algébrica digitada aparece na Zona Algébrica e a respectiva
representação gráfica aparece na Zona Gráfica. Por exemplo, ao inserirmos f(x)
= x ^ 2 aparece a função f na Zona Algébrica e o respectivo gráfico na Zona
Gráfica.
As construções na zona gráfica, há
uma representação dos elementos na zona algébrica e estes são atualizados
automaticamente quando ocorre uma interferência na zona gráfica.
Na Zona Algébrica, os objetos
matemáticos são organizados em duas classes: objetos livres e objetos
dependentes. Se você criar um objeto novo, sem que para tal construção seja
usado qualquer objeto existente, ele e classificado como objeto livre. Se o
novo objeto for criado com recursos de objetos já existentes, ele e
classificado como objeto dependente.
Zona
Gráfica
Usando as ferramentas disponíveis na
barra de ferramentas, podemos realizar construções geométricas na Zona Gráfica
com o mouse. Cada objeto construído na Zona Gráfica tem também sua representação
na Zona Algébrica.
Folha
de Cálculo
Na Folha de Calculo do Geogebra, cada célula tem um nome específico
que permite identifica-la diretamente. Por exemplo, a célula na coluna A e
linha 1 e nomeada A1. O nome da célula pode ser usado em expressões e em
comandos para identificar o conteúdo da célula correspondente. Nas células da
folha de calculo pode-se inserir não só números, mas também todo o tipo de
objetos matemáticos suportados pelo Geogebra (coordenadas de pontos, funções,
comandos).
Barra
de ferramentas
Ao clicar e manter pressionado cada
item da barra de ferramentas podemos visualizar as opções em cada um. Para
selecionar uma das opções basta ir com o mouse a opção (mantendo pressionado o
botão) e clicar. O Geogebra possui todas as ferramentas tradicionais de um Software de geometria dinâmica: pontos,
segmentos, retas e seções cônicas. Por outro lado, equações e coordenadas podem
ser inseridas diretamente. Assim, o Geogebra tem a vantagem didática de
apresentar, ao mesmo tempo, duas representações diferentes de um mesmo objeto
que interagem entre si: sua representação geométrica e sua representação
algébrica.
Agora, vamos nos deter em “conhecer”
a barra de Ferramentas de uma forma detalhada, bem como explorar os comandos
que são mais comumente utilizados nas construções com esse software.
REFERÊNCIAS:
VENTURINI, Daniel Moro. GEOMETRIA ANALITICA E GEOGEBRA:
UMA COMBINACAO PERFEITA NA EXPLORACAO DE CONCEITOS E PROPRIEDADES.
Disponível em: www.unifra.br/cursos/matematica/.../TFG%20-%20Daniel[1][1].pdf. Acesso em: 07/12/2013.
VALÉRIO, Alex Aparecido Vaz. SOUZA, Luciana de
Fátima Rodrigues. ENSINO DA GEOMETRIA
ANALITICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA.
Disponível em: www.fira.edu.br/revista/vol3_num1_pag7.pdf Acesso
em: 07/12/2013
disponivel em : http://www.brasilescola.com/matematica/geometria-analitica.htm , Acesso em : 08/12/2013
Componentes do Grupo:
Carlos F. Meyer
Elisane Strelow
Girle kohn
Mariana Padilha Oreste
Tamires Holz Gerhke
Acadêmicas do 6º semestre do curso de Licenciatura em Matemática
pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel
Olá Queridos Alunos,
ResponderExcluirParabéns pela abordagem do surgimento do Plano cartesiano, e das referencias feitas a Descartes. A utilização do software Geogebra com certeza é uma maneira de ilustrar e tornar mais prático o estudo da Geometria Analítica, sugiro que vocês compartilhem com os colegas estas informações sobre a utilização deste recurso pois caso alguém tenha dúvidas na utilização isso irá ajudar.
Gostaria de questionar vocês ...
Será que todos os alunos sabem o que realmente significa a expressão Geometria Analítica????
será que todos sabem o que será abordado quando é referido este tema????
Vamos discutir????
Abraços Tutora Gabriani
Olá!
ResponderExcluirRespondendo a sua pergunta Gabriani, realmente muitos alunos não tem ideia do que é abordado em Geometria Analítica. Pois é um termo pouco usado no cotidiano da maioria das famílias. A Geometria Euclidiana de modo geral é pouco explorada. Pois ela se encontra em inúmeras atividades e esse fato nos passa despercebido.
Seja na construção civil, na arquitetura, nas engenharias em geral... tudo utiliza-se dos inúmeros recursos que a geometria possui!!!
Realmente colega Inajara, até este semestre do nosso curso, nunca tinha ouvido falar da expressão Geometria analitica, baseada nisso, tenho certeza que a maioria das pessoas (estudantes ou não) não tem a minima ideia do que se trata, e quais os conteudos que são explorados neste tema!
Excluircomentado por Elisane Strelow
Concordo com a colega, na Verdade até nós que estamos na faculdade não sabíamos ao certo o que seria a geometria analítica.
ResponderExcluirMariana P. Oreste